Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

DEMOCRACIA É O MELHOR REGIME PARA A MAIORIA DOS BRASILEIROS







Do G1, em Brasília 08/12/2014 09h25


Datafolha aponta que democracia é o melhor regime para 66%, diz jornal. Pesquisa mostra que preferência pelo regime é maior entre mais instruídos. Índice de simpatizantes da democracia é o mais alto da série histórica.



Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (8) pelo jornal "Folha de S.Paulo" aponta que 66% dos entrevistados consideram a democracia melhor do que qualquer outra forma de governo. É o maior índice de confiança no regime democrático registrado pela série histórica do Datafolha, iniciada em 1989.

Ainda de acordo com o jornal, 15% das pessoas ouvidas pelo instituto disseram não se importar se o regime político em vigor é uma democracia ou uma ditadura. O indicador, segundo o Datafolha, só não é menor do que o registrado em 1993, quando 14% dos entrevistados se posicionaram indiferentes em relação ao modelo de governo.

Na edição deste ano da pesquisa, 12% das pessoas entrevistadas afirmaram que, dependendo do contexto, é melhor uma ditadura do que um regime democrático. Já 7% dos entrevistados não souberam responder.


O Datafolha também mostrou no levantamento que, entre os entrevistados que concluíram o ensino superior, 80% deles avalia que a democracia é sempre a melhor forma de governo. Deste público, apenas 7% se manifestaram a favor da ditadura.

Se considerados apenas os entrevistados que estudaram até o ensino fundamental, o índice de apoio ao regime democrático cai para 57%. Das pessoas ouvidas pelo Datafolha que não cursaram o Ensino Médio, 19% disseram que tanto faz se o regime é uma democracia ou uma ditadura. O índice é quatro pontos percentuais acima da média.

Realizado entre os dias 2 e 3 de dezembro, o levantamento deste ano ouviu 2.896 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Nenhum comentário: