Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

segunda-feira, 21 de março de 2011

PIMENTEL PALESTRA SOBRE A ATUAL POLÍTICA DE SEGURANÇA NO RJ

Especialista em segurança pública afirma: Tráfico e desigualdade social não potencializam a violência - Portal ASSTBM 21/03/2011. PARAÍBAQAP

Saiba o que está mudando o cenário de criminalidade em áreas do Rio de Janeiro e em alguns países do mundo.

Você já ouviu dizer que desemprego, desigualdade social e tráfico de drogas compõem a força motriz da escalada da violência? Se a resposta for ‘sim’, prepare-se para ouvir mais: nada disso é verdade! Pelo menos é o que afirma Rodrigo Pimentel, comentarista de segurança pública da Rede Globo e roteirista do filme Tropa de Elite.

Ex-oficial do BOPE/RJ, Pimentel passou a pesquisar profundamente as causas e conseqüências da criminalidade no Brasil e no mundo, chegando a conclusões de embaralhar a cabeça de qualquer um. Ele Abandonou a carreira policial justamente por não suportar mais o modelo de segurança que considera inútil e ultrapassado, mas que ainda é adotado pela maioria dos estados brasileiros.

Ao que se percebe, a contribuição do policial no combate ao crime passou a ser muito mais relevante depois que ele deixou de vestir a temível roupa preta do BOPE. O ‘capitão Nascimento’ da vida real (grande parte do filme é baseada em narrativas de sua experiência como policial) mergulhou de cabeça na luta contra a violência e está causando cefaléia em muita gente.

Assim como faz na poderosa Rede Globo, em reuniões com lideranças comunitárias Rodrigo faz questão de combater as milícias e mostrar alternativas de se buscar a paz social em comunidades complexas.

O que chega a ‘estranhar’ é a relativa simplicidade com que poderíamos mudar o quadro da violência neste país, segundo as palavras do ex-capitão do BOPE.

Nenhum comentário: