Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

ITÁLIA PRENDE CHEFE DA MÁFIA SICILIANA ACUSADO DE ORDENAR MUITOS ASSASSINATOS

Itália anuncia prisão de chefe da máfia siciliana. Gaetano Riina é irmão do ex-chefe supremo da Cosa Nostra, Toto Riina - correio braziliense, 01/07/2011. AFP

A polícia italiana anunciou nesta sexta-feira a prisão de Gaetano Riina, chefe da máfia da localidade siciliana de Corleone — famosa pela trilogia O Poderoso Chefão —, após uma investigação de três anos. Gaetano Riina é irmão do ex-chefe supremo da Cosa Nostra, Toto Riina, condenado a várias penas de prisão perpétua por ter ordenado muitos assassinatos.

Gaetano foi detido na cidade de Mazara del Vallo, onde morava e da qual provavelmente controlava as atividades do clã. Ele e outras três pessoas detidas, incluindo dois parentes, foram acusados de extorsão e associação criminosa.

A polícia italiana considera que o clã Riina continua desempenhando um "papel central" na máfia, apesar das muitas detenções que debilitaram a máfia nas últimas décadas.

Toto (Salvatore) Riina, conhecido como "Toto u curtu" ("o pequeno"), foi preso em 1993. Durante os anos 1980 e o início da década seguinte 1990, Riina e sua família, os "Corleonesi", executaram uma violenta ofensiva contra os mafiosos rivais e o Estado italiano.

Nenhum comentário: