Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

MANIPULAÇÃO DE IMAGENS




Thumbnail
O PIONEIRO 14 de novembro de 2014


DIOGO SALABERRY E PAULA VALDUGA


A manipulação no fotojornalismo e a desconfiança na era Photoshop



A revista American Photo Mag abordou a questão da manipulação fotográfica no jornalismo esta semana.

Moldada entre opiniões de fotógrafos e códigos de conduta retirados de agências, o que fica claro na matéria é que esta é uma época dura para a criatividade fotojornalística. Cada vez as limitações são maiores, assim como as exigências. Mas sobressair-se fica difícil quando técnicas amplamente aceitas se praticadas em filme são recriminadas se alcançadas através de meios digitais.

O que é comum nos discursos de empregados e empregadores é a necessidade da preservação do sentido original da cena, em especial através da proibição tanto da adição quanto da remoção de elementos da fotografia. Alterar o quadro com a manipulação de pixels ataca fortemente a ética jornalística.

Como forma de defesa de seu negócio os fotógrafos pedem pela confiança dos leitores, que devem acreditar que suas fotos são representações justas da realidade – apesar de não serem objetivas. A veracidade é a principal responsável pela valorização da imagem e quanto mais informações o leitor tiver sobre o processo de escolha e processamento de uma foto, mais autêntica ela vai parecer. Então mostrar claramente a forma de trabalho é a salvação contra a desconfiança da era Photoshop.

Entre as alterações de processamento ainda aceitas estão o corte para reenquadramento, o ajuste básico de tons, cores, saturação e luminosidade e a conversão para preto e branco. Ainda assim, se exageradas, mesmo essas mudanças podem ser consideradas abusivas.

Até que os profissionais entendam onde se encaixam e qual seu papel como contadores de histórias e que os consumidores de imagens saibam diferenciar entre as fotos de “ficção” e “não-ficção”, o medo de ser enganado por manipulações vai seguir colocando em risco o poder testemunhal da fotografia.

Nenhum comentário: