Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

segunda-feira, 9 de março de 2015

REPRESSÃO COM ARMAS LETAIS LEVA MULHERES DA VENEZUELA ÀS RUAS



ZERO HORA 09 de março de 2015 | N° 18096

 

VENEZUELA. Repressão leva mulheres às ruas


MANIFESTAÇÃO CRITICA USO de armas letais pelas forças de segurança em protestos no paísUm grupo de mulheres organizou uma passeata ontem, em Caracas, pedindo a revogação da medida adotada pelo governo venezuelano que autoriza uso de armas de fogo contra manifestantes. A marcha, no Dia Internacional da Mulher, foi liderada pela deputada cassada Maria Corina Machado, uma das líderes da oposição ao governo.

– A Constituição não é nenhum “detalhe”. Exigimos a anulação imediata da (resolução) 8.610 – disse Corina em referência à ordem assinada pelo ministro da Defesa, Vladimir Padrino López.

Para a deputada cassada, as forças armadas venezuelanas não têm preparo nem poder para atuar em situações de segurança civil. O texto da resolução determina que “diante de uma situação de risco mortal, o funcionário militar aplicará o uso da força, com arma de fogo ou outra arma potencialmente mortal” na situação de não existirem outras alternativas.

Um adolescente de 14 anos foi morto no dia 24 de fevereiro por um tiro deflagrado por um policial durante protesto na cidade de San Cristóbal, oeste da Venezuela. O autor do disparo foi o policial Javier Mora Ortiz, que foi preso. O governo trata o caso como um “ato individual”, que não representa a “nova polícia humanista”, afirmou a ministra do Interior, Justiça e Paz, Carmen Meléndez.

A deputada cassada também fez críticas à delegação da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) que visitou o país na semana passada por não ter se reunido com supostas vítimas de repressão e jornalistas censurados pelo governo.

– Quando a Unasul diz que compartilhará comida, reconhece que há uma crise humanitária na Venezuela – afirmou Corina.

Nenhum comentário: