Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

terça-feira, 28 de abril de 2015

CONFLITO RACIAL E TOQUE DE RECOLHER

 

ZERO HORA 28 de abril de 2015 | N° 18146


CONFLITO RACIAL. Baltimore decreta toque de recolher


CHOQUES COM POLÍCIA põem cidade americana sob emergência depois da morte de um negroO velório de um jovem negro morto após ser ferido durante sua prisão em Baltimore, no Estado de Maryland (EUA), acabou em confronto entre policiais e manifestantes ontem.


O governador de Maryland, Larry Hogan, declarou estado de emergência e convocou a Guarda Nacional para conter os distúrbios. Em seguida, a prefeita de Baltimore, Stephanie Rawlings- Blake, declarou toque de recolher na cidade a partir de hoje.

– Muitas gerações já ajudaram a construir esta cidade e não permitiremos que seja destruída por vândalos – disse a prefeita.

Grupos de jovens atearam fogo a pelo menos uma viatura, destruíram outras, e arremessaram pedras, tijolos e pedaços de cano contra os policiais, que usavam capacetes e portavam escudos. Diversas lojas foram saqueadas. Conforme o capitão da polícia Eric Kowalczyk, ao menos sete agentes ficaram feridos, alguns sofreram fraturas – um estava inconsciente.

Freddie Gray foi preso em 12 de abril, acusado de portar um canivete. Vídeos gravados por pedestres mostram que ele foi jogado no chão na hora da detenção e gritava de dor ao ser posto na parte traseira de um furgão da polícia. Ele morreu no hospital sete dias depois, em decorrência de grave ferimento na coluna vertebral.

– Sabemos que ele estava bem quando entrou no veículo da polícia, mas já não reagia na saída – afirmou a prefeita.

A polícia reconheceu que Gray não recebeu atendimento adequado e os seis agentes responsáveis pela prisão foram suspensos até o fim das investigações sobre o caso. O Departamento de Justiça também analisa a morte.

Com 622 mil habitantes, Baltimore foge do perfil racial de Maryland e tem maioria negra. A cidade fica a apenas 40 minutos de trem de Washington.

Nos últimos meses, casos de homens negros mortos por policiais nos Estados Unidos geraram protestos em todo o país. Entre os casos emblemáticos, estão os de Michael Brown, em Ferguson (Missouri), e de Eric Garner, em Nova York.

Manifestações quase diárias têm sido realizadas em Baltimore desde a morte de Gray. A mais violenta delas havia sido no sábado, quando 34 pessoas foram presas e seis ficaram feridas. Ontem, cerca de 3 mil compareceram ao velório do jovem. O pastor Jamal Bryant disse que Gray “fez o que é proibido a negros: olhar nos olhos de um policial”.

Nenhum comentário: