Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

sábado, 11 de abril de 2015

PROSPERIDADE E IGUALDADE, MAS COM LIBERDADE



ZERO HORA 11 de abril de 2015 | N° 18129


EDITORIAIS



A 7ª Cúpula das Américas, em andamento no Panamá, está sendo considerada uma oportunidade histórica para a reaproximação dos povos americanos e para a cooperação no continente. Nesse contexto, o novo momento diplomático entre Estados Unidos e Cuba aparece como destaque, mas não se pode esquecer que o governo dos irmãos Castro na ilha caribenha, assim como o de Nicolás Maduro, na Venezuela, e de Rafael Corrêa, no Equador, continuam restringindo liberdades individuais que são pré- requisito para a prosperidade e para a justiça social, entre as quais a liberdade de expressão e de imprensa.

Venezuela e Equador têm a seu favor o fato de que, apesar dos desmandos de seus governos, ainda preservam a estrutura básica de uma democracia. Podem, portanto, pela posição crítica de seus cidadãos, manter intactas as instituições e as leis, para que a vocação totalitária de quem está no poder não se transforme em autocracia, como ocorre em Cuba, onde o controle absoluto da política e da economia foi transferido, em família, de um governante para o irmão. A cooperação buscada pelos participantes da cúpula será parcial se não estender seu alcance às questões políticas.

Essa será a primeira cúpula com a participação de um presidente cubano, o que demonstra a boa vontade com a evolução dos gestos dos Estados Unidos, no sentido de levantar o embargo comercial à ilha. Espera-se do governo castrista um gesto concreto no sentido de suspender os controles sobre as vidas dos habitantes de Cuba, o encarceramento de políticos e a censura aos que se expressam contra a ditadura.


COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Sem liberdade, não haverá prosperidade nem igualdade, mas discriminação do capital, pobreza no povo escravo, e riqueza na nomenklatura governante.

Nenhum comentário: