Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A VOZ DE QUEM?


ZERO HORA 20 de setembro de 2012 | N° 17198. ARTIGOS
 

ASTOR WARTCHOW*


Recentemente, o ministro Antonio Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, acatou recurso do governo federal a favor da obrigatoriedade do tradicional horário de transmissão do programa A Voz do Brasil, face a uma decisão judicial que autorizara a retransmissão em horário alternativo. O que, aliás, ocorreu durante algum tempo no Rio Grande do Sul.

Antes de prosseguirmos, façamos um registro histórico para aqueles que não se “ligam” muito em rádio, e que ficam mais “antenados” na TV a cabo, no iPod, no MP3, ou na internet.

A Voz do Brasil surgiu em 1935. Inicialmente se chamava Programa Nacional. Depois, passou a se chamar de A Hora do Brasil. Em 1971, durante o mandato do presidente Emílio Garrastazu Médici (1905-1985), é trocado o nome para A Voz do Brasil, mantido até hoje.

O presidente Getúlio Vargas (1882-1954) criou o programa com o objetivo de levar informações do Poder Executivo federal à população. Obviamente, também de modo a favorecer seu próprio governo. Atualmente, a Câmara dos Deputados, o Senado Federal e o Poder Judiciário também têm sua cota-parte no tempo de apresentação do noticiário.

A “eterna” explicação oficial para sua existência e operacionalidade seria o fato de que em regiões longínquas desse imenso Brasil muitas pessoas não teriam outra opção radiofônica. E que também seria uma forma de o governo prestar contas e informações sem as corriqueiras distorções da imprensa “privada”. Argumentos antigos, medíocres e ridículos!

Porém e objetivamente, A Voz do Brasil é um abuso aos direitos dos cidadãos e um constrangimento ao constante, diversificado, alternativo e livre fluxo de informações e programações. E prejudica as empresas de radiodifusão e os anunciantes.

Considerando o horário obrigatório de sua difusão, o abuso é ainda mais grave, haja vista que é um horário nobre, momento em que as pessoas estão em casa, ou a caminho, e gostariam de usufruir uma hora de rádio ao seu gosto e interesse pessoal.

Essa programação oficial obrigatória é um monumento de desrespeito e autoritarismo. Viola vários direitos fundamentais e constitucionais de pessoas e empresas. O direito à livre informação, o direito de empresas fazerem propaganda e anunciarem seus produtos. É um absurdo que também tira uma hora de oportunidade de trabalho de milhares de profissionais do rádio, da publicidade e dos empresários da radiodifusão.

É lastimável que deputados e senadores ainda não tenham acabado com essa “coisa”!


*Advogado

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - A voz do Brasil é um ótimo programa para quem gosta e precisa de se informar sobre leis e sobre as atividades dos Poderes de Estado que deveria ser transmida apenas pelos veículos de comunicação estatais. A determinação obrigatória é totalitária, abusiva, afrontosa à democracia e inútil, já que a maioria desliga e não ouve, ficando sem a comunicação fácil, dinâmica e imediata que só as emissoras de rádio conseguem estabelecer com os seus ouvintes. Qualquer amarra à liberdade se mostra um impecilho aos princípios e à formação cultural democrática. 

Nenhum comentário: