Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

domingo, 11 de novembro de 2012

A VERDADE INCOMODA

ZERO HORA. 11 de novembro de 2012 | N° 17250

EDITORIAIS


Conta a lenda que o conquistador Gengis Khan, conhecido e temido por sua crueldade nos combates, mandava matar os mensageiros quando estes traziam más notícias. Guardadas as proporções, essa reação de inconformismo com a verdade ainda motiva nos dias de hoje ações de represália e violência contra quem ousa informar a verdade. Veja-se o que está ocorrendo com a estudante catarinense Isadora Faber, de 13 anos, que resolveu criar uma página no Facebook para relatar o dia a dia de sua escola. Desde então, ela já foi repreen- dida pela direção, foi processada por uma professora, teve que prestar depoimento em delegacias, teve seu trabalho indevidamente utilizado por um candidato na recente campanha eleitoral e, nesta última semana, teve sua casa apedrejada e foi ameaçada de agressão por ter denunciado uma irregularidade na prestação de um serviço para a escola. A adolescente sofre as consequências de ter se transformado numa espécie de jornalista informal.

O jornalismo independente e responsável enfrenta, historicamente, a perseguição sistemática de ditadores, políticos, autoridades e cidadãos que atuam à sombra e não gostam de ver suas malfeitorias reveladas. Com as exceções que se conhece, os incomodados já não mandam matar os mensageiros como fazia o guerreiro mongol. Mas censuram, constrangem, usam o poder político e econômico para calar as críticas e não hesitam em beneficiar aqueles que apenas os elogiam.

Por isso, luta-se tanto pela liberdade de expressão. A prerrogativa de informar sem sofrer represálias não é um privilégio dos jornalistas e das empresas de comunicação. É, antes de tudo, o direito dos cidadãos de serem informados corretamente, sem qualquer tipo de censura ou restrição. Esse é um pré-requisito indispensável para a busca da verdade.

Evidentemente, o direito de informar também impõe responsabilidades. Para merecer a atenção e o respeito de seus públicos, os meios de comunicação têm o dever de apresentar todas as versões dos fatos, de contemplar a pluralidade de opiniões e de colocar o interesse coletivo acima de seus próprios interesses. E é exatamente o público, na condição de consumidor e beneficiário da informação, que deve avaliar e julgar os veículos e profissionais. Só o cidadão, no exercício de seu direito de escolha, deve ter poderes para selecionar a informação que deseja receber. É inadmissível que governos ou órgãos por eles criados queiram controlar a informação.

A internet amplificou na sociedade moderna as competências para produzir e receber informações, transferindo para indivíduos como a pequena Isadora a possibilidade de se comunicar instantaneamente com milhões de outras pessoas. Ao escolher a sua escola como objeto de análises e comentários, a menina está exercendo um direito de cidadania, que certamente também inclui a responsabilidade de mostrar a verdade e de não fazer acusações infundadas. Em qualquer hipótese, porém, ela deve ser protegida. Matar o mensageiro, além de crime, é uma ignorância medieval. E atirar pedras também.



O editorial ao lado foi publicado antecipadamente no site e no Facebook de Zero Hora, na sexta-feira. Os comentários selecionados para a edição impressa mantêm a proporcionalidade de aprovações e discordâncias. A questão proposta aos leitores foi a seguinte: Editorial condena tentativas de controle da informação. Você concorda?

O leitor concorda

Concordo. A liberdade de informação é uma das prerrogativas fundamentais para a manutenção de uma democracia. Tentar silenciá-la é dar aval para que malfeitorias se propaguem ainda mais. Nícholas Gheno, São José do Herval (RS)

Quando um governo tenta reprimir a imprensa ou o livre pensador, na verdade está querendo esconder safadezas de toda ordem.Com as condenações do mensalão, o PT e suas adjacentes tentam passar a ideia de que são mártires da imprensa golpista, de um STF golpista, onde só dois ministros prestam, Lewandowski e Toffoli. Isso aí já está causando náuseas aos não fanáticos, aos que não usam viseiras idiotas, não é? Rolando Scoreda, Vespasiano Correa (RS)

Querem a todo custo que seja definido o marco regulatório da mídia, ora, isso é censura, esse pessoal que está no poder quer de uma maneira ou de outra transformar o Brasil numa Cuba, seja fazendo com que as pessoas fiquem temerosas, não se manifestem. Controle da mídia, cotas, mentiras, tentativas de desconsiderar as instituições. No Brasil dos brasileiros, é proibido proibir. Claudio Santos, Jaguarão (RS)

Concordo. Cada ser humano é que deve, a partir de suas convicções, definir o que deve seguir, isso tudo com coerência e com padrão ético correto. Se alguém controlar as informações em nosso lugar, teremos que aceitar um pensamento que muitas vezes não seria o nosso se tivéssemos liberdade de escolha. Ronie Ossuoski, Osório (RS)

Concordo com o editorial, pois o controle da informação nada mais é que o início de um Estado totalitário, onde o acesso de informação é restrito a poucos, de forma a deixar a população ignorante dos acontecimentos. João Batista Giacobbo, Esteio (RS)

O leitor discorda

Discordo. A informação hoje já é controlada, mas por conglomerados de comunicação privados, que têm compromissos com seus patrocinadores. Entre um controle secreto por parte da meia dúzia de famílias que controlam a mídia brasileira e o controle transparente do governo, fico com a segunda opção. Walter Souza – Porto Alegre (RS)

As atuais oligarquias da comunicação brasileira, com origens na ditadura militar, aplicam censura na informação e monopólio de opinião. A dita liberdade de expressão defendida é uma mentira, pois só informam aquilo que querem e do ponto de vista alinhado com suas linhas editoriais. O expediente utilizado é velho e preocupante. Dominam televisões, rádios, jornais, e mais recentemente estão expandindo seu poderio para a internet, e com este alcance na população aplicando uma hegemonia de opinião com claros interesses políticos e econômicos. Sim, a verdade incomoda e, quando falo em expediente velho e preocupante, remeto meu pensamento à propaganda nazista. A mídia brasileira, comandada pela Sociedade Interamericana de Imprensa, estudou e aprimorou os ensinamentos de Paul J. Goebbels para controlar o povo e vem conseguindo exercer este controle com sucesso. O controle de informação existe há muito tempo no Brasil, não é novidade, e é aplicado pela mídia brasileira. Vivemos uma ditadura no jornalismo! Luciano Schafer – Porto Alegre (RS)

Nenhum comentário: