Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

domingo, 18 de maio de 2014

SUA NUDEZ PODE SER CASTIGADA


ZERO HORA 18 de maio de 2014 | N° 17800

JAQUELINE SORDI

COMPORTAMENTO FOTOS NA INTERNET

NÚMERO DE DENÚNCIAS de jovens que tiveram sua intimidade exposta na web vem aumentando ao longo dos últimos anos. Índice, que dobrou no país de 2012 a 2013, pode ser ainda maior do que o registrado, uma vez que muitos adolescentes sentem vergonha em contar o fato aos pais



Um pesadelo real insiste em reaparecer na vida de Fernanda*. Na última semana, ao chegar em casa da faculdade, a jovem de 19 anos recebeu a ligação de um vizinho. Enquanto ele estudava no quarto de um colega da universidade – alguém que Fernanda nunca viu nem ouviu falar – se deu conta de que era ela quem estampava a tela do computador dele. Nas fotos, alertou o vizinho, aparecia em poses sensuais e com os seios à mostra.

Três anos antes, a jovem havia sido vítima do compartilhamento indevido de fotos íntimas, uma das consequências de um comportamento que vem crescendo exponencialmente entre os adolescentes: o Self Nude – mania de tirar fotos de si com partes íntimas expostas –, e o Sexting – envio de fotos nuas através de mensagem de texto ou aplicativos de celular, como o WhatsApp.

Fernanda sofreu e ainda sofre calada. Conforme o delegado Christian Nedel, da 1ª Delegacia de Polícia para o Adolescente Infrator, o número de denúncias de jovens que tiveram sua intimidade exposta indevidamente na internet vêm aumentando ao longo dos últimos anos, mas ainda é baixo em relação aos casos que ocorrem, já que muitos adolescentes, como Fernanda, sentem vergonha de contar aos pais sobre a situação ou desconhecem seus direitos.

Para a jovem, foi no final de 2011 que o drama começou. No dia de Natal, ela teve sua conta do Facebook invadida por colegas – que descobriram sua senha –, e fotos com os seios à mostra, que compartilhava com um grupo restrito de amigas, roubadas. As imagens rapidamente se espalharam entre o círculo de amigos, e de desconhecidos também.

Foi apenas na véspera da ceia natalina que Fernanda começou a perceber que algo estava errado. De férias do colégio, havia viajado para o Interior com a família. Apenas com o celular e sem sinal de internet, começou a receber ligações e mensagens com frases agressivas, de números de telefone que nem conhecia. “Você é uma vadia” e “sua vagabunda” foram alguns dos recados que apareceram em seu celular minutos antes do jantar. Depois de identificar a origem das agressões, veio a depressão.

– Eu sabia que não tinha feito nada de errado, já que tirei as fotos e compartilhei apenas com quem eu queria. Mas perdi o controle, e todo mundo acabou vendo. As pessoas foram tão agressivas que comecei a ficar muito triste – relembra.

*Nome fictício


Nenhum comentário: