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segunda-feira, 13 de outubro de 2014

DENÚNCIAS DE ABUSOS NO TELEMARKETING

TV GLOBO FANTÁSTICO Edição do dia 12/10/2014

Fantástico recebe novas denúncias de abusos no Telemarketing. Você viu no Fantástico, que operadores de telemarketing têm que cumprir metas abusivas. São humilhados e desenvolvem doenças físicas e emocionais.





Você viu no Fantástico: operadores de telemarketing têm que cumprir metas abusivas. São humilhados quando não conseguem e desenvolvem doenças físicas e emocionais.

“Eu tinha pavor mesmo de ir trabalhar”, diz uma mulher.

“É uma pressão tão forte que você não consegue administrar”, conta outra.

“Lixo. Eu fui apelidada de lixo”, relata outra vítima.

Depois da reportagem, a Federação Nacional dos Trabalhadores do setor foi convidada pela Câmara de Deputados, em Brasília, para discutir o projeto de lei que regulamenta a profissão e estava parado desde 2007. “O primeiro resultado quando você respeita uma profissão é que essa profissão seja menos danosa, clinicamente falando”, afirma o presidente da Federação Nacional de Trabalhadores de Telecomunicações, Almir Munhoz.

Também nesta semana, o Fantástico recebeu centenas de emails com novas denúncias no site do programa. E o advogado Alexandre Campos, que já defendeu mais de 400 operadores, revelou como as empresas forçam um pedido de demissão: elas tiram o ‘login’ do funcionário, o acesso dele ao computador.

“Fica o dia inteiro sem fazer nada, é o ócio humilhante. Isso fere a dignidade do trabalhador, vai minando a resistência dele, e ele por fim acaba pedindo demissão”, explica o advogado.

O Fantástico procurou a Associação Brasileira de Telesserviços, que reúne as empresas do setor. “Você tem, trabalhando no setor de call center, um ambiente de trabalho excepcional, com ar-condicionado, moderníssimo. Você tem todo o apoio, plano de saúde, você tem certamente condição de progredir dentro da sua carreira. Agora, toda profissão tem um risco inerente”, afirma o conselheiro da Associação Brasileira de Telesserviços, Hélio Costa.

O jornalista é do Conselho de Ética da associação. “Os desvios vão acontecer? Lamentavelmente vão. Mas toda vez que ele acontece, isso é norma da ABT, da Associação Brasileira de Telesserviços, você condena e vai apurar quem são os responsáveis. E certamente vai punir aqueles que são responsabilizados”, afirma.

“Não são fatos isolados, excepcionais, de uma ou duas empresas. É um problema nacional e indiscriminado, generalizado nesse setor”, afirma a procuradora de Justiça Renata Coelho.

O Ministério Público do Trabalho elege, todo ano, uma categoria profissional para ser investigada. O critério é o número de denúncias recebidas. “O Ministério Público então passa de uma posição passiva, de receptor de denúncias de casos que já aconteceram, para uma postura ativa. Nós conseguimos fazer diligencias, ir até os ambientes da empresa, ouvir o trabalhador”, explica a procuradora.

Para os procuradores, 2015 será a vez do telemarketing. “Isso é muito importante para que esse trabalhador tenha a concretização dos seus direitos, tenha acesso à Justiça, sem comprometer a sua chance de um futuro emprego, uma nova convocação sem ser discriminado em uma empresa do setor”, completa a procuradora.

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