Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DE IMPRENSA



JORNAL DO COMÉRCIO 23/06/2015


Mateus Jarros



Nossas liberdades de expressão e de imprensa estão ameaçadas pelo politicamente correto e pelo governo intervencionista. Duas das maiores instituições da sociedade livre vivem sob ameaças. Podemos ver como estão sendo atacadas por todos os lados: os progressistas pelo lado da sociedade como todo, e o governo, pelo lado público. Pode ser que cheguemos a um ponto em que não será mais possível remar contra a maré ou que não existirão mais jornais livres que aceitem uma opinião controversa.

O politicamente correto se tornou consenso e cresce exponencialmente dentro dos meios de comunicação, na opinião das pessoas e dos autoritários. Esse discurso pode soar como "os defensores da diversidade", mas, no fundo, o que impõe é o desejo de um mundo uniforme onde todos rezam para o mesmo deus e compartilham a mesma opinião. A sociedade parece estar chegando a um momento em que só existe o conformismo e que ninguém pode desviar o discurso daquele já definido, uma vez que opiniões diferentes podem ser inconvenientes. Agora, falemos sobre a liberdade de imprensa, ameaçada pelo governo intervencionista que diz ter o direito e o dever de ditar como a linguagem deve ser usada. Com a prerrogativa de regular ou socializar os meios de comunicação, o governo busca autorizar apenas a publicação das opiniões favoráveis ao seu posicionamento. Em uma sociedade verdadeiramente livre, cabe ao governo apenas garantir a segurança daqueles que se expressam. A liberdade só existe quando as minorias podem falar sobre suas ideias, mesmo que absurdas para a maioria, e quando um meio de imprensa privado cede o espaço se considera adequado. É muito fácil concordar com a liberdade de expressão aplicada àquelas pessoas que concordam com nosso ponto de vista. Quando se torna necessário tolerar o discurso contrário é que se pode descobrir os verdadeiros tolerantes. Na sociedade ocidental, ameaçar as liberdades de expressão e de imprensa é colocar em risco a prosperidade da civilização.

Economista e associado do IEE

Nenhum comentário: