Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

TRANSPORTE PÚBLICO INSATISFATÓRIO

Um em cada cinco brasileiros descarta utilizar transporte público. Mais da metade dos usuários estão insatisfeitos com o serviço, revela pesquisa do Ipea - Com informações do site R7 - CORREIO DO POVO,04/05/2011

Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado nesta quarta-feira, indica que 20% da população brasileira descarta a utilização de qualquer tipo de transporte público. Os motivos para a rejeição estão ligados à rapidez, à disponibilidade, ao conforto e ao preço dos coletivos.

A pesquisa, chamada de Sistema de Indicadores de Percepção Social: Mobilidade Urbana, ouviu 2.786 pessoas maiores de 18 anos em 146 municípios. Mesmo com a rejeição significativa ao transporte público, 60% dos brasileiros que vivem nas capitais e regiões metropolitanas utilizam o serviço. Nas outras cidades, o índice chega a quase 25%.

O estudo também mediu o nível de satisfação com o meio de transporte utilizado pela população. Cerca de 55% dos usuários de transporte coletivo estão insatisfeitos e consideram o serviço "ruim", "muito ruim" ou "regular". Os mais satisfeitos são os que usam veículos motorizados individuais (87%), seguido dos não motorizados (a pé ou por bicicleta), com 75%.

Como características do que seria “um bom transporte”, todos os tipos de usuários apontaram, como primeira resposta, a rapidez. O baixo custo foi a segunda resposta para aqueles que se locomovem a pé e de bicicleta, e o conforto foi apontado pelos usuários de carro. Tanto os usuários de moto como os de transporte público apontaram a existência de mais de uma forma disponível de locomoção como condição para sua boa qualidade.

Nenhum comentário: