Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

domingo, 19 de janeiro de 2014

MANIFESTANTES CERCAM JK IGUATEMI, QUE FECHA AS PORTAS

VEJA ONLINE 18/01/2014 - 15:49


Manifestantes protestam em frente ao shopping JK, em São Paulo (Ivan Pacheco)


Mariana Zylberkan


O shopping JK Iguatemi, na zona Sul de São Paulo, fechou as portas na tarde deste sábado, depois que cerca de 300 manifestantes com bandeiras e faixas de movimentos negros, do MST e da Marcha Nacional das Mulheres partiram do Parque do Povo e se aglomeraram em sua entrada principal, na Avenida Juscelino Kubitschek.

A passeata foi convocada em protesto contra ação do shopping no último dia 11. Munido de liminar judicial, o JK Iguatemi pediu documentos a jovens que tentavam entrar e barrou a entrada de muitos. O objetivo era impedir a realização de um rolezinho, convocado pelas redes sociais. Neste sábado, os integrantes de movimentos sociais reunidos em frente ao shopping gritavam palavras de ordem contra racismo e "apartheid social". O advogado Eliseu Soares Lopes, que representa associações de movimentos negros, afirmou que prepara processo contra o estabelecimento.

As tentativas de fazer dos rolezinhos uma causa política começaram na semana passada. Ignoraram o fato de que a maior preocupação de admistiradores de shoppings (além do JK Iguatemi, outros buscaram liminares na Justiça), lojistas e clientes era com a aglomeração e a correria que caracterizam os rolezinhos.

Como mostra reportagem de VEJA desta semana, políticos e ativistas ignoraram também o fato de que os rolezinhos não são "manifestações simbólicas" contra o consumo e as diferenças sociais.

"De tudo o que se falou na semana passada sobre os rolezinhos, o maior equívoco diz respeito à crença de que eles foram inventados por pobres jovens revoltados por sua exclusão da sociedade de consumo", diz a reportagem. "Olhados como são, os adolescentes dos rolezinhos decepcionam os que tentam ajustá-los aos seus moldes ideológicos. Suas bandeiras são os bonés de marca, seu interesse é se divertir e, se querem manifestar alguma coisa com as badernas nos shoppings, é apenas o pior do comportamento adolescente: irritante, egoísta, inconsequente e que inclui, obrigatoriamente, o desafio a algum tipo de autoridade."

Nenhum comentário: