Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

sábado, 21 de maio de 2011

ARSENAL DO CRIME - METADE É DESVIADO DAS FORÇAS ARMADAS

Metade dos armamentos desviados das Forças Armadas sai de quartéis do Rio - JORNAL DA RECORD, R7 - 04/05/2011

A pistola está entre as armas mais contrabandeadas do país. Um instrutor de tiros explica como traficantes despistam a insuficiente fiscalização das fronteiras. A CPI das Armas vem trabalhando para mudar este panorama.



Metade das armas desviadas das Forças Armadas foram levadas do Rio. Analista do MPM diz em CPI que, entre 2004 e 2008, 223 armas foram subtraídas de quartéis. 50% foram roubadas no RJ - ULTIMO SEGUNDO, IG, Rio de Janeiro | 02/05/2011

Metade das 223 armas desviadas das Forças Armadas no período de 2004 a 2008 em todo o Brasil foram levadas de quartéis no Estado do Rio de Janeiro. As informações foram prestadas nesta segunda-feira (20) pelo analista do Ministério Público Militar (MPM), coronel Diógenes Dantas, à CPI das Armas da Assembleia Legislativa fluminense.

Diógenes afirmou que o grande número de desvios teria relação com o poder das facções criminosas que atuam no Estado e admitiu deficiências na guarda dos armamentos e das munições.

“Há muitas unidades militares que se situam próximas a favelas dominadas por facções criminosas e é sabido que as Forças Armadas têm quartéis que sofrem implicações direta ou indiretamente na segurança orgânica das ações dos marginais nessas comunidades. É significativa a quantidade de munição de mesmo calibre daquela utilizada pelas Forças Armadas e pela polícia", disse.

O militar criticou também a falta de investimentos do Exército na fiscalização de armas de colecionadores, caçadores e de clubes de tiros. Segundo o coronel, colecionadores teriam contribuído com o crime organizado alugando armas e há criminosos registrados como colecionadores.

O presidente da CPI, deputado Marcelo Freixo (PSOL), afirmou que colecionadores, a segurança privada e as lojas de armas vão demandar uma grande atenção dos parlamentares. "A partir do momento que não são fiscalizados, podem estar alimentando o mercado ilegal", disse

Um comentário:

Sou eu disse...

Realmente é uma vergonha possuir pessoas tão incapazes de estudar o real problema das armas no Brasil atuando no nosso governo. É facil acusar uma "classe", afirmando que quem tem direito a possuir armas seja o culpado no abastecimento das armas ilegais no pais. As armas ilegais vem das fronteiras internacionais, vem da falta de ateção do estado ante as comunidades mais pobres, vem da inoperancia do estado na educação e saude do povo.
Colecionadores, Atiradores, Caçadores, Militares, Policiais e Cidadãos armados simplesmente possuem armas para fins pacificos. Entendam essa verdade e use-a de forma coerente.

Mais uma vez, me sinto envergonhado por ser brasileiro e possuir governantes tão irracionais.