Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

PREMIADOS MUNDIAIS DO JORNALISMO INVESTIGATIVO


Na América Latina, vencedor é jornal de El Salvador

O GLOBO
Atualizado:15/10/13 - 8h15


A organização Global Investigative Journalism Network anunciou na noite de ontem, em evento no Theatro Municipal, os vencedores do prêmio Global Shining Light, que valoriza o papel desempenhado por jornalistas investigativos em países em desenvolvimento ou em condições de vulnerabilidade. As reportagens “Shoot to Kill”, do “Sunday Times” da África do Sul, e “Azerbaijan’s President Awarded Family Stake in Gold Fields”, da Radio Free Europe, em parceria com o Czech Center for Investigative Journalism e o projeto Organized Crime and Corruption Report, foram as grandes vencedoras. Na cerimônia de entrega, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) homenageou o jornalista Marcos Sá Corrêa, pioneiro do jornalismo on-line no país e autor de reportagens históricas, como a que revelou o apoio da CIA ao golpe de 1964.

— O maior patrimônio que o jornalista pode ter é o respeito. Não só dos colegas de profissão, mas até mesmo dos alvos de suas investigações. Isso o Marcos construiu – disse Marcelo Moreira, presidente da Abraji.

Na cerimônia no Theatro Municipal também foram anunciados os vencedores de dois outros prêmios. O Daniel Pearl de Excelência em Reportagem Investigativa Internacional foi para os jornalistas Joachim Dyfvermark, Sven Bergman e Fredrik Laurin, da emissora sueca Uppdrag granskning, com a reportagem “The black boxes”. O prêmio Latino-americano de Jornalismo Investigativo ficou com a equipe do “El Faro”, de El Salvador, com a reportagem “El pacto secreto entre el gobierno y la mara salvatrucha”. A reportagem “Polícia fora da lei”, da “Gazeta do Povo”, ficou em segundo lugar.

— A cada ano as reportagens vêm mostrando mais profundidade, principalmente com o uso de novas tecnologias e investigações com o computador — disse Marcelo Beraba, da comissão julgadora latino-americana.

As reportagens brasileiras “Fábrica de dinheiro”, escrita pelos jornalistas José Ernesto e Andreza Mattais, da “Folha de S. Paulo”; e “Máfia dos concursos públicos”, de Giovanni Grizotti, da RBSTV, receberam menções honrosas no concurso latino-americano.

O evento faz parte da 8ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo, que se encerra hoje. Desde sábado, foram realizados mais de cem painéis, debates e workshops.


COMENTÁRIO DO BENGOCHEA -PARABÉNS aos intrépidos jornalistas brasileiros que conquistaram para o Brasil prêmios tão significativos de nível mundial. Policiais que atuam no combate a estes nichos de bandidagem mais o povo brasileiro que sofre as consequências de seus crimes, os aplaudem de pé. É nossa hora que a imprensa mostra a sua finalidade social através de profissionais dedicados, corajosos, ousados e perseverantes na busca e coleta contínua de provas para suas matérias, enfrentando o perigo, as adversidades, a pressão política e o poder financeiro, da leis e das armas, numa linha tênue entre a vida e a morte. Nossa continência formal e duradoura.

Nenhum comentário: