Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

O LEGADO DO ILUMINISMO



ZERO HORA 19 de janeiro de 2015 | N° 18047



LÍCIA PERES




A marcha contra o terrorismo realizada em Paris, que uniu lideranças do Ocidente e do Oriente, pode ser um indicativo de um caminho a seguir. Todo esforço deve ser feito para que a justiça prevaleça e os fanáticos fundamentalistas não encontrem campo fértil para plantarem seu ódio ou arregimentarem asseclas.

Discordo das medidas preconizadas pela extrema-direita Frente Nacional, presidida por Marine Le Pen. Não são o melhor caminho. Longe disso. A adoção da pena de morte, o fechamento das fronteiras e a deportação de imigrantes, pelo fato de serem muçulmanos, equivale a responder a uma barbárie com outra.

A islamofobia que já se dissemina na Europa, assim como o antissemitismo, precisam ser contidos com valores culturais que têm raízes profundas no Iluminismo. Admiro a história francesa. Sua luta contra a tirania, que levou em 1789 à queda da Bastilha, foi precedida e alimentada pelas ideias dos grandes filósofos, dentre os quais Voltaire, Diderot e Montesquieu, mártires contra a censura e a intolerância.

O farol do Século das Luzes (século 18) iria influenciar todos os grandes movimentos sociais na Europa e na independência das colônias inglesas na América do Norte.

O lema da Revolução Francesa, Liberdade, Igualdade e Fraternidade, foi o princípio inspirador da noção de cidadania. Confunde-se com a alma nacional e precisa ser preservado para que a essência dos valores humanistas não se perca.

O multiculturalismo, para mim, tem como limite a escravidão, o apedrejamento, a mutilação e a tortura.

O ataque à Charlie Hebdo foi um soco no estômago, assim como o tiro na cabeça da menina Malala, as atrocidades do Boko Haram e as ações que explodem seres inocentes.

O grande desafio é unir esforços para combater o terrorismo, reprimindo, rastreando suas possíveis células latentes, usando todos os atores à disposição para impedir seus crimes. A adoção de políticas sociais adequadas também precisa ser adotada para que não vicejem o ódio e o ressentimento.

A preservação dos valores do Iluminismo e dos direitos humanos não pode ser destruída. A luz não pode ceder à escuridão.

SOCIÓLOGA

Nenhum comentário: