Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

TIROTEIO EM CHICAGO, E LÁ VEM A DESINFORMAÇÃO


JORNAL DO COMÉRCIO 26/09/2013


Bene Barbosa


Passei uma manhã toda lendo todas as publicações que consegui sobre um tiroteio em Chicago que feriu 13 pessoas. Jornais, revistas, portais e blogs deram grande destaque ao tiroteio e, claro, partiram para a frequente desinformação sobre o assunto. Em nenhuma, absolutamente nenhuma reportagem, se disse que Chicago é uma das cidades com as maiores restrições à posse e ao porte de armas dos EUA e que Illinois é o único estado americano que proíbe o porte de armas pelos cidadãos. Por outro lado, fizeram questão de lembrar que Obama tenta aprovar restrições às armas. A Universidade de Harvard, uma das mais antigas, respeitadas e prestigiadas universidades do mundo, publicou recentemente um estudo mostrando que não há correlação entre o controle de armas e a diminuição da criminalidade, demonstrando, mais uma vez, que onde a população honesta tem mais armas a ocorrência de homicídios é significativamente menor.

Chicago é hoje, nos EUA, uma das cidades mais violentas - para padrões americanos e não brasileiros, claro! -, com taxa de homicídios muito superior à média nacional e à de outras grandes cidades americanas. Façamos uma rápida comparação: Chicago x Houston. Houston é muito semelhante a Chicago em termos socioeconômicos, tais como população, densidade e segregação. Houston, como Chicago, é um importante centro de atividades ilegais, como o tráfico de drogas e o tráfico de seres humanos. Apesar de tudo isso, Houston tem uma taxa de homicídios dois terços menor. Isso ocorre porque as pessoas de Houston estão bem armadas, enquanto inocentes em Chicago foram condenados a serem alvos fáceis.

Há dias, houve um tiroteio entre criminosos em um grande show de pagode e isso mereceu apenas os rodapés dos grandes portais de notícias. A explicação é simples: enquanto a imprensa gosta de malhar os violentíssimos e belicistas ianques, parece se esquecer de que qualquer grande cidade brasileira tem tiroteios diariamente e o nossos pacíficos criminosos assassinam nada menos de 60 mil pessoas por ano. Tal qual o Brasil com sua legislação extremamente restritiva no que diz respeito à posse e ao porte legal de armas de fogo, o tiroteio em Chicago foi causado por gangues, por criminosos, e criminosos não seguem a lei. Tão óbvio e tão simples!

Presidente da ONG Movimento Viva Brasil

Nenhum comentário: