Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

domingo, 2 de dezembro de 2012

PROMISCUIDADE ENTRE POLÍTICOS E JORNALISTAS


EURONEWS - NOTICIA

Inquérito Leveson denuncia promiscuidade entre políticos e jornalistas

29/11 19:04 CET

O escândalo das escutas ilegais do tablóide “News of The World” termina numa longa reflexão sobre a necessidade de reforçar a regulação da imprensa britânica.

O juíz Leveson apresentou em Londres os resultados de duas semanas de inquérito. Duas mil páginas de um relatório onde recomenda a criação de uma nova autoridade de regulação dos media e critica a promiscuidade entre políticos, polícias e jornalistas.

“Este caso prejudicou o interesse público, causou dificuldades reais e perturbou as vidas de pessoas inocentes”, afirmou Leveson.

O relatório afasta as suspeitas em torno da relação de David Cameron com os dois ex-editores do tablóide – Andy Coulson e Rebekah Brooks -ambos acusados de suborno de polícias em troca de informações.

Frente ao parlamento, o primeiro-ministro afirmou-se contra a criação de um novo órgão de regulação dos media:

“Seria a primeira vez que passaríamos o limite de incluir elementos sobre a regulação da imprensa na nossa legislação. Penso que deveríamos desconfiar de qualquer lei que possa infringir a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa”.

O inquérito Leveson denuncia ainda os “métodos repreensíves” do antigo jornal de Rupert Murdoch, ao recorrer a escutas ilegais. O magnata dos media optou por não reagir às conclusões depois de ter afirmado, durante o inquérito, desconhecer e repudiar os métodos do tablóide.


FONTE: http://pt.euronews.com/2012/11/29/inquerito-leveson-denuncia-promiscuidade-entre-politicos-e-jornalistas/

Nenhum comentário: