Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

ANÁLISE DO ICS


 Índice de Confiança Social
CONPUBLICA, 17 de julho de 2013 em Análises

Você já conhecia o ICS (Índice de Confiança Social) do IBOPE?

Exatamente, o IBOPE possui um indicador que acompanha anualmente as oscilações na relação de confiança da população com as instituições e grupos sociais desde 2009.

A Família, Corpo de Bombeiros, as Igrejas e as Forças Armadas aparecem como as instituições mais confiáveis pela população desde o início da medição, assim como o Congresso Nacional e os Partidos Políticos ocupam as últimas posições nesse ranking de confiança.



Percebemos que o Poder Judiciário/Justiça foi a instituição com maior aumento em 2012 (4 pontos), recuperando sua pontuação de 2009, enquanto que as Eleições/Sistema Eleitoral teve a maior queda (5 pontos), ainda inferior a 2009. Contudo, no geral, o Índice de Confiança continua caindo gradativamente, apontando que os brasileiros estão menos confiantes nas suas instituições, organizações e serviços públicos.

A princípio o grupo escolheu o serviço público Escolas Públicas para a realização de uma análise de cenários, conforme a tabela a seguir:
Cenários Educação Pública
I Exploratório Baixa qualificação do professor; baixos salários; aumento do numero de alunos na sala; diminuição da autoridade formal do professor
Antecipatório Índice de Confiança Social em queda de 2009 a 2011 – de 62 para 55
II Descritivo Pertencer aos melhores 25 sistemas de ensino do mundo
Normativo Educação pública como instrumento de formação profissional e geração de renda.
III Tendências Fortalecimento da educação privada em detrimento do sucateamento da educação pública
Mudanças Educação como pauta dos movimentos sociais


Metodologia do ICS

O Índice de Confiança Social entrevistou 2002 pessoas de ambos os sexos com idade a partir dos 16 anos no Brasil, entre 12 e 16 de julho de 2012 em 140 municípios. Além do Brasil, a Argentina, Porto Rico e o Chile também são avaliados.

São consideras duas dimensões: a pessoal, dos indivíduos mais próximos do convívio do cidadão, e a das instituições e organizações sociais. A partir desses dois índices, é calculado um único índice de confiança social.

Os entrevistados são submetidos a uma escala de quatro pontos, variando entre: muita confiança, alguma confiança, quase nenhuma confiança e nenhuma confiança.

No final todas as pontuações atribuídas são somadas e divididas pelo número de respondentes e a pontuação é padronizada em uma escala de zero a 100 para que seja possível fazer comparações.


A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos com um nível de confiança de 95%.

http://conpublica.wordpress.com/

Fonte: Relatório Índice de Confiança Social. IBOPE Inteligência. Disponível em < http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/Paginas/Corpo-de-Bombeiros-e-Correios-sao-as-instituicoes-de-maior-confianca-em-SP.aspx >



Nenhum comentário: