Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

CORPO DE BOMBEIROS E CORREIOS SÃO AS INSTITUIÇÕES DE MAIOR CONFIANÇA

Corpo de Bombeiros e Correios são as instituições de maior confiança em SP

IBOPE 31/01/2013

Paulistanos apresentam menores índices de confiança que a média nacional

FÁBIO RODRIGUES POZZEBOM/ABR

​88% dos paulistanos afirmam confiar no Corpo de Bombeiros.


​O IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município), realizado pelo IBOPE Inteligência, em parceria com a Rede Nossa Paulo, também mensura a confiança que a população paulistana deposita nas instituições e órgãos públicos.

De acordo com o levantamento, 88% dos paulistanos afirmam confiar no Corpo de Bombeiros, organização que apresenta o maior índice entre as instituições pesquisadas.

Em seguida, entre as instituições nas quais os paulistanos mais confiam estão os Correios (86%), o Metrô (77%), a Sabesp e o Procon, ambos com 76%.

Já entre as instituições ou órgãos públicos que têm maior nível de desconfiança na opinião dos paulistanos estão a Câmara Municipal (69%), o Tribunal de Contas do Município (64%), as Polícias Civil e Militar (60%) e a Prefeitura de São Paulo (59%).

Comparação com o ICS

Assim como no IRBEM, o Corpo de Bombeiros também obtém a maior avaliação nacional no ICS (Índice de Confiança Social), atingindo 83 pontos, numa escala de 0 a 100.

As Forças Armadas, que ocupam a segunda colocação no ranking do ICS, com 71 pontos na escala, no IRBEM, mostram ter a confiança de 57% dos paulistanos, a nona colocação no ranking.

A confiança da população de São Paulo, quando comparada com a média nacional, também é menor em relação ao Poder Judiciário. Enquanto nacionalmente a instituição atinge 53 pontos na escala de 0 a 100, no IRBEM o percentual de confiança é de 40%.

O mesmo acontece com a Polícia, com a diferença que no ICS a instituição é avaliada sem suas divisões e no IRBEM são consideradas a Polícia Civil e Militar, além da guarda municipal. No ICS a organização como um todo soma 54 pontos e no IRBEM, tanto a polícia civil como a militar têm a confiança de 39% dos paulistanos, enquanto, a guarda municipal: 42%.

No ICS, as administrações municipais têm em média 45 pontos na escala. Já a prefeitura de São Paulo recebe a confiança de 39% da população em 2012 e o índice da câmara municipal é ainda mais baixo: 30%. No mesmo levantamento, 44% dos paulistanos dizem confiar nas subprefeituras da cidade.



Nenhum comentário: