Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

quarta-feira, 7 de março de 2012

PUNIÇÃO DE MILITARES ESTÁ MÃOS DOS COMANDANTES


Amorim: punição de militares está nas mãos dos comandantes. Ministro da Defesa garante que a Comissão da Verdade vai respeitar a Lei da Anistia. ROBERTO MALTCHIK. O GLOBO, 6/03/12

BRASÍLIA – O Ministro da Defesa, Celso Amorim, reforçou na manhã desta terça-feira que os comandantes da Marinha , Exército e Aeronáutica foram orientados a punir os militares da reserva que assinaram o manifesto contra a Comissão da Verdade e que pôs em xeque a autoridade do ministro. De acordo com Celso Amorim, todos devem respeitar a lei, inclusive, os militares da reserva. Ele lembrou que a Comissão da Verdade foi aprovada em votação praticamente unânime no Congresso. Amorim também frisou que os militares sabem que a comissão, por dever legal, respeitará a Lei de Anistia, que impede a criminalização de atos cometidos durante o período militar.

- O assunto (a punição) já foi objeto de orientação. E está na mão dos comandantes das Forças. Não estou preocupado com a questão de afronta. O importante é o respeito à autoridade civil, isso é parte da democracia. Da mesma forma que também respeitamos os militares. A Comissão da Verdade é lei, todos têm que respeitar a lei – afirmou Amorim, após participar de audiência publica no Senado sobre o incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz.

O Ministério da Defesa não determinou aos comandantes militares quando e como será feita a punição aos reservistas. O ministério apenas orientou que as três Forças encontrem dentro do regimento um forma de punição.

Amorim fez questão de ressaltar a importância das Forças Armadas tanto no caso da Antártica, quanto em outras missões estratégicas, como em ações de reforço à segurança pública durante operações de larga escala, referindo-se indiretamente a pacificação de comunidades no Rio e a operação para reduzir o impacto da greve de policiais militares na Bahia, em fevereiro.

Ele também fez questão de dizer que a presidente Dilma Rousseff está empenhada em reaparelhar as Forças Armadas, que estariam operando em alguns projetos “em condições precárias”. O ministro informou que também trabalha para tentar resolver parte dos problemas remuneratórios dos militares.

Amorim afirmou que não há motivo para inquietação dos militares da reserva, porque a Comissão da Verdade vai respeitar a Lei da Anistia.

- Não há porque toda essa inquietação por conta de questões que não estão colocadas. A Comissão da Verdade foi objeto de muita negociação. O governo respeitará o que foi pactuado,porque o que foi pactuado está na lei, não hã discussão sobre isso.

Nenhum comentário: