Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

segunda-feira, 26 de março de 2012

RACHA NA CASERNA


Oficiais cassados rebatem manifesto de clube militar, chamam colegas de farda de monstros, defendem vítimas da ditadura e reacendem polêmica em torno da Comissão da Verdade. Pedro Marcondes de Moura - REVISTA ISTO É, N° Edição: 2211 | 23.Mar.12 - 21:00


Nos últimos dias, um novo documento polêmico começou a circular nos sites de militantes de esquerda e de entidades e comitês de Justiça. A carta aberta rebate com veemência o manifesto dos Clubes Militares que critica a presidenta Dilma Rousseff pela criação da Comissão da Verdade e exige punições para os agentes do Estado que cometeram violações durante a ditadura. Não, não se trata de um novo documento redigido pelo próprio governo, com ameaças de punição e fechamento das organizações militares nem de um texto elaborado por grupos de direitos humanos ou familiares de torturados ou desaparecidos políticos. A carta “Militares em Defesa da Democracia” foi escrita por Luiz Carlos de Souza Moreira, 76 anos, e Fernando de Santa Rosa, 78, dois comandantes da Marinha, sócios de clubes militares, e revela que a caserna não anda falando a mesma língua neste caso. No texto, Moreira e Santa Rosa, além de chamarem o manifesto subscrito pelos colegas de farda de “insensato”, lamentam que oficiais das Forças Armadas tenham praticado tortura e outros crimes bárbaros. “Onde estão os corpos dos que foram mortos pelas agressões sofridas?”, questiona o texto. “Os seus familiares querem saber”, complementa.

Os dois militares tiveram as carreiras abreviadas. Foram aposentados compulsoriamente logo após o golpe de 1964 por exercerem cargos de confiança em gabinetes contrários à derrubada do então presidente João Goulart e amargaram períodos presos junto com colegas de diversas patentes. “Oficiais de pijama querem criar um clima de insatisfação inexistente na ativa das Forças Armadas para não serem desmascarados”, diz o comandante Moreira. “Não é justo esses monstros levarem uma vida normal, anistiados e com pensões, enquanto as vítimas precisam enfrentar diversas comissões para ter reconhecidos os seus direitos”, complementa. O manifesto ganhou força com a assinatura do brigadeiro Rui Moreira Lima. Herói da Segunda Guerra e condecorado por diferentes países, ele decolou em um caça, em 1964, e ficou em posição para atirar nas tropas do general Mourão, que marchavam para depor o presidente Jango, à espera de uma ordem superior que nunca veio. Com o golpe consolidado, voltou à Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, e transferiu o controle dos comandados aos novos gestores do País, mesmo sabendo que seria alvo de perseguições.

Nenhum comentário: