Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A GUERRA DO RIO - INSEGURANÇA DE VOLTA

Número de roubos a transeuntes sobe em parte da Zona Sul; Ipanema se queixa da violência - O GLOBO, 04/09/2011 às 23h27m; Ludmilla de Lima


RIO - A sensação de tranquilidade proporcionada pela Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) dos morros Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, em Ipanema, inaugurada no fim de 2009, começa a ficar para trás. O medo diante da morte do arquiteto Romulo Castro Ramos Tavares, baleado na manhã do último sábado, na Rua Prudente de Morais, contribuiu para alimentar o clima de insegurança no bairro. Líderes comunitários, moradores e comerciantes contam que, há pelo menos seis meses, percebem uma maior frequência de crimes nas ruas, como assaltos praticados por motoqueiros, gangues de jovens e ladrões em bicicletas.

A percepção do aumento dos assaltos a pedestres e a motoristas (sem o roubo do carro) já reflete nas estatísticas de segurança: em agosto subiu o número de roubos a transeuntes, embora tenha caído o número de roubo de veículos.

A informação é do comandante do 23 BPM (Leblon), tenente-coronel Frederico Caldas. Foram 120 ocorrências de roubo a transeuntes, enquanto em agosto de 2010 houve 97 ( 23,7% de aumento). Já os casos de roubos de veículos caíram de nove, em agosto de 2010, para seis, em agosto passado (menos 50%). Alguns crimes contra pedestres, diz Caldas, são praticados por homens em motos.

PM: ações contra ladrões em motos

O comandante afirma que intensificou, há 15 dias, as ações que têm como alvo motociclistas, com apoio de um reboque. Entre dez e 12 motos são apreendidas diariamente. Desde quinta-feira, o batalhão também reforçou o patrulhamento nas ruas de Ipanema e Leblon com duas equipes do Grupo de Ações Táticas (GAT).

- Em agosto, detectamos uma tendência de crescimento de roubo a transeuntes. Quando o número começou a se aproximar da média de 90 casos por mês, desencadeamos as ações. Já identificamos uma tendência de queda no fim do mês - afirma o comandante, que fará hoje uma reunião com a equipe para discutir possíveis mudanças nas ações no bairro.

PM é ferido em ataque à UPP da Cidade de Deus - O GLOBO, 05/09/2011 às 05h26m; Sérgio Ramalho

RIO - Vinte e quatro horas após a apreensão de cinco bombas de fabricação caseira, que seriam usadas num suposto atentado à Unidade de Polícia Pacificadora da Cidade de Deus, em Jacarepaguá, um grupo atirou pedras e garrafas na UPP instalada na Praça dos Apartamentos. Durante o ataque, o sargento André Luiz sofreu um corte na cabeça ao ser atingido por uma pedra e foi levado ao hospítal da PM. O ataque à UPP dos Apartamentos começou pouco depois da meia-noite, quando centenas de jovens se aglomeravam na praça vindos de um baile funk realizado na localidade conhecida como Coroado. Segundo um dos PMs, que pediu anonimato, nas noites em que acontecem os bailes, alguns frequentadores atiram pedras e garrafas na UPP. Nesta madrugada, além de ferir um sargento, os vândalos quebraram os vidros de uma das janelas da unidade, onde estavam apenas quatro PMs. Para conter a ação dos vândalos, os policiais usaram bombas de efeito moral e gás de pimenta. A situação, no entanto, só foi controlada com a chegada de reforços do 18º BPM (Jacarepaguá) e do Batalhão de Choque. Os policiais percorreram várias ruas da comunidade, mas nenhum dos responsáveis pelo ataque foi detido.


Corpo de arquiteto baleado em Ipanema é velado no Rio - O GLOBO, 05/09/2011 às 10h27m; Simone Candida

RIO - O corpo do arquiteto Romulo Castro Tavares está sendo velado nesta segunda-feira no Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Portuária do Rio. Romulo, que tinha 33 anos, teria sido vítima de uma tentativa de assalto na Rua Prudente de Morais, em Ipanema, na Zona Sul, na manhã do último sábado . Amigos e familiares do arquiteto estão na capela 1 do cemitério, onde acontece o velório. Muito abalados, eles não quiseram falar com a imprensa e pediram que não fossem feitas imagens do velório. A previsão é que o enterro aconteça ao meio-dia.

Segundo testemunhas, Rômulo foi abordado por dois homens em uma moto quando chegava com seu carro, uma caminhonete Tucson, ao prédio onde morava, no número 680 da Rua Prudente de Moraes, por volta de 11h20m. A polícia solicitou imagens de câmeras de prédios vizinhos para investigar o caso . Segundo policiais do 23º BP (Leblon), a arma usada foi uma pistola 380. A Delegacia de Homicídios, que assumiu o caso, diz trabalhar primeiramente com a hipótese de tentativa de assalto, mas não descarta outras possibilidades.

Segundo o porteiro do prédio, Joelson Duarte, os bandidos estacionaram a moto em frente ao edifício e um deles, armado com uma pistola, abordou a vítima. De acordo com Joelson, o criminoso apontou a arma por uma fresta no vidro do carro, mas Rômulo abriu a porta e tentou reagir.

O arquiteto foi atingido por um tiro na barriga que atravessou seu corpo. Os criminosos fugiram em seguida. Médicos que passavam pelo local conseguiram reanimá-lo até a chegada de uma ambulância do Corpo de Bombeiros. Rômulo chegou a ser levado para o Hospital Miguel Couto, na Gávea, mas não resistiu ao ferimento. De acordo com vizinhos, Rômulo morava sozinho e tinha família na Bahia.

Em seu site profissional, o arquiteto se descreveu como uma pessoa "em busca de novos desafios", e citou o tempo em que morou na Europa. Romulo também postou fotos de dois prêmios que recebeu por trabalhos no exterior. Entre as premiações estão o Award ITB 2009 e o FITUR 2009.

Nenhum comentário: