Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O MEDO VOLTA AO RIO


Complexo do Alemão revive dias de tensão. Adolescente de 15 anos morreu ontem após ser atingida por bala perdida - zero hora 07/09/2011

Tiroteios e explosões voltaram a assustar a comunidade que virou símbolo da vitória das forças de segurança do Estado contra os traficantes do Rio de Janeiro, no ano passado. Um grupo de traficantes, estimado em cerca de 50 pessoas, tentou invadir ontem à noite o Complexo do Alemão (zona norte do Rio), ocupado por militares da Força de Pacificação desde novembro. Uma adolescente de 15 anos morreu, atingida por um tiro na cabeça.

Conforme informações da Secretaria de Segurança, o grupo, dividido em 10 carros, chegou a um acesso da favela Nova Brasília. Eles eram liderados pelo traficante conhecido como 2D, fugitivo da Mangueira, ocupada em junho para a implantação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Fortemente armados, os traficantes atiravam em várias direções. Um dos alvos eram as lâmpadas nos postes de luz. A região ficou às escuras. Apavorados, moradores que chegavam do trabalho se refugiaram em bares e lojas, que cerraram as portas.

Durante os confrontos, uma adolescente de 15 anos morreu, após ser atingida na cabeça por uma bala perdida. De acordo com Carla Lúcia da Silva, a sua sobrinha Ana Lúcia da Silva foi levada ainda com vida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Penha, zona norte, mas não resistiu e teve morte cerebral constatada.

O confronto agravou o clima de tensão pelo qual passa a região desde domingo. Os militares interromperam o trânsito de veículos em um dos acessos ao Alemão. O clima era de tensão na sede da tropa na base do morro, onde ninguém, além dos militares, podia entrar. Pouco antes das 21h30min, dois veículos blindados do Exército, além de diversos carros da Polícia Militar entraram na comunidade para reforçar a ocupação. Um veículo do Batalhão de Operações Especiais (Bope), conhecido como Caveirão, também chegou ao local. Diversas balas traçantes podiam ser vistas da parte baixa da favela.

No domingo, um confronto envolveu 80 soldados e cerca de 20 moradores do Alemão. Ao menos 12 pessoas, sendo dois soldados da Força de Pacificação, ficaram feridas. O Exército e o Ministério Público Federal abriram inquéritos sobre a participação de militares no confronto. Um novo conflito entre militares e moradores ocorreu na noite de segunda-feira, no complexo do Alemão, na localidade conhecida como Alvorada. Segundo relatos, o tumulto começou por volta das 22h, após o término de uma manifestação contra a atuação dos militares na região.

A tomada de um reduto do tráfico

- Em resposta a uma série de atentados ocorridos na cidade do rio de Janeiro, que resultaram em mais de cem veículos queimados, as forças policiais decidem tomar uma medida drástica contra os criminosos, invadindo redutos comandados por traficantes na capital fluminense.

- Três dias após entrarem na vizinha Vila Cruzeiro, a polícia ocupa em 28 de novembro o Complexo do Alemão (Zona Norte do Rio), com o apoio das Forças Armadas.
- Pelo menos 30 pessoas morreram nos conflitos.

- O episódio foi marcado pela cooperação entre as forças de segurança. Além da Polícia Militar, as polícias Civil e Federal, o Exército, a Marinha e a Força Aérea fizeram parte da força-tarefa que enfrentou os traficantes.

- Em dezembro, os militares assumiram oficialmente o comando das ações no conjunto de favelas. Um teleférico, que virou símbolo da comunidade, foi inaugurado no complexo.

Nenhum comentário: