Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A MÍDIAS - CADERNO "GUERRAS DESCONHECIDAS DO BRASIL" GANHA PRÊMIO LATINO-AMERICANO

Caderno é eleito melhor trabalho de investigação. Prêmio foi concebido por jornalistas na 3.ª Conferência Latino-Americana de Jornalismo Investigativo (Colpin), no Equador - 07 de setembro de 2011 - O Estado de S.Paulo

BRASÍLIA - O caderno especial Guerras Desconhecidas do Brasil, publicado pelo Estado em 19 de dezembro de 2010, foi escolhido como o melhor trabalho de investigação jornalística pelos jornalistas participantes da 3.ª Conferência Latino-Americana de Jornalismo Investigativo (Colpin), que terminou anteontem no Equador.

O caderno, produzido por Leonencio Nossa (texto) e Celso Júnior (fotos), ambos da Sucursal de Brasília, conta a história de 9 de 32 conflitos regionais do século 20 no País. Ao longo de 17 meses, eles percorreram 13,5 mil quilômetros e entrevistaram 335 pessoas em 41 cidades e 10 Estados para relatar conflitos esquecidos ou ignorados.

O trabalho já havia vencido o prêmio anual Excelência Jornalística 2011, da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), na categoria Jornalismo em Profundidade, quando foi considerado como "um dos melhores trabalhos investigativos da década".

O caderno Guerras Desconhecidas do Brasil recebeu ainda uma menção honrosa do júri do Instituto Prensa y Sociedad (Ipys), que concede o Prêmio Latino-Americano de Jornalismo Investigativo na mesma conferência, no Equador. Para o júri, o caderno aposta "no gênero jornalístico de revelação histórica como um modelo de extraordinário desenvolvimento investigativo."

O Estado ganhou do mesmo júri menção honrosa pela série de reportagens que revelou, em dezembro, um esquema de desvios de recursos nos Ministérios do Turismo e da Cultura para entidades fantasmas e empresas em nome de laranjas por meio de emendas. O trabalho, do repórter Leandro Colon, da Sucursal de Brasília, culminou com a queda do então relator-geral do Orçamento, senador Gim Argello.

O júri do prêmio deu o primeiro lugar para a série Diários Secretos, da Gazeta do Povo/RPC, do Paraná, que mostrou um esquema milionário de desvios de recursos públicos na Assembleia Legislativa do Estado.

Nenhum comentário: