Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

UPP POA - OFENSIVA MARCA CRIAÇÃO DE MAIS TRÊS "UPPs GAÚCHAS"

GUERRA AO CRIME. Operação desencadeada por 300 agentes da Polícia Civil prendeu 21 suspeitos no bairro Restinga - EDUARDO TORRES - 14/09/2011

No dia em que a cúpula da Segurança Pública anunciou a instalação de Territórios da Paz em mais três bairros de Porto Alegre, a Polícia Civil deflagrou uma operação para capturar criminosos no bairro Restinga. A ação desencadeada por 300 agentes no começo da manhã de ontem marcou a chegada, por completo, do policiamento na primeira área escolhida para sediar a versão gaúcha das badaladas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Otermo oficial é “intervenção tática”, mas bem poderia se chamar de faxina. A varrida no bairro líder em homicídios na Capital em 2011 começou às 6h e só acabou no final da manhã, com 21 presos e cinco armas apreendidas, além de pequenas quantidades de crack e maconha na chamada Operação Regressus.

Comandada pelas duas delegacias de Homicídios do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), a operação teve como alvos os integrantes das gangues dos Miltons e dos Madeireira.

De acordo com o delegado Arthur Raldi, os dois grupos que disputam o controle do tráfico de drogas na Restinga Velha responderiam por pelo menos 20 dos 35 homicídios registrados no bairro desde o começo do ano.

A operação soou como resposta para a moradora que olhava com curiosidade a chegada dos agentes à Rua Belize, onde há uma semana o posto comunitário da Brigada Militar já havia sido instalado.

– A Brigada veio pra cá, mas parece piada, porque os tiros continuam. Toda a noite a gente escuta – disse, esperando por mais novidades das autoridades de segurança.

Policiamento ostensivo deve permanecer por 30 dias

Durante a semana, policiais do 21º BPM fizeram nove prisões no bairro. A maioria por porte de arma e envolvendo adolescentes. Ontem, investigadores buscavam possíveis líderes dos bandos. Leonardo Pereira Mesquita, o Nego Léo, 26 anos, foi o principal preso. Ele estava com prisão preventiva decretada e foi encontrado em casa, junto a um bar mantido pela família, com uma pequena quantidade de maconha. Segundo a polícia, ele seria um dos líderes dos Madeireira.

– São pelo menos quatro casos o envolvendo, direta ou indiretamente – afirmou o delegado Cléber dos Santos Lima.

Outro traficante, conhecido como Beto, foi preso temporariamente em uma casa no bairro Ponta Grossa. Ele seria da Restinga e estaria expandindo seus negócios. O suspeito é apontado como mandante de um homicídio no bairro.

A promessa da Secretaria de Segurança Pública é de que o policiamento ostensivo pesado – com a Brigada Militar e a Polícia Civil – circulando 24 horas nas ruas do bairro permaneça por, pelo menos, 30 dias. Só então seria concluída a etapa considerada como terceira fase do Território da Paz.

Ônibus da Brigada chegam a regiões conflagradas

Diante de estudantes com cartazes pedindo paz e de moradores da Rua Belize, no bairro Restinga, postados em frente ao ônibus da Brigada Militar instalados há uma semana, o secretário estadual da Segurança, Airton Michels, anunciou, por volta das 11h de ontem, que os bairros Lomba do Pinheiro, Santa Tereza e Rubem Berta já contavam com postos móveis da BM desde o amanhecer. Os Territórios da Paz são inspirados nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), criadas em 2008 no Rio para ocupação de áreas conflagradas e desenvolvimento de ações sociais nas comunidades.

– É o início de uma proposta especialmente criada para combater os homicídios. Primeiro fazemos essa tomada dos bairros, depois tornamos a polícia parceira da comunidade. E com ela, teremos a chegada de órgãos do Estado para garantir melhorias sociais nestes bairros – explica.

Conforme o levantamento da secretaria, os quatro bairros respondem por 37% dos homicídios na Capital desde o começo do ano. Pela contagem do Diário Gaúcho, já foram 103 assassinatos nestas regiões, entre os 301 contabilizados na Capital em 2011.

Segundo Michels, somente com o encorajamento da população pode render na solução da maioria dos crimes, ligados ao tráfico de drogas.

– A maioria dos homicídios está ligada ao tráfico, e nestes casos é sempre mais difícil ter testemunhas.


Os Territórios da Paz

RESTINGA
- População: 51.569
- Homicídios em 2011: 35*
- A maior parte dos homicídios deste ano é atribuída a conflitos entre três gangues. Com uma semana de ação ostensiva no bairro, já foram 30 prisões e 17 armas apreendidas. O ônibus da BM está na Rua Belize.

RUBEM BERTA
- População: 87.367
- Homicídios em 2011: 32*
- Desde o começo do ano as mortes no bairro se caracterizam por disputas entre pequenos traficantes e usuários devedores. O ônibus da BM está na Praça México.

LOMBA DO PINHEIRO
- População: 51.415
- Homicídios em 2011: 20*
- O bairro se caracteriza pelas execuções ligadas ao tráfico. O ônibus da BM está na Estrada Afonso Lourenço Mariante, próximo à Vila Mapa.

SANTA TEREZA
- População: 43.391
- Homicídios em 2011: 16*
- Uma guerra violenta é travada entre duas gangues desde dezembro. O ônibus da BM está na Rua Nossa Senhora do Brasil.

O PASSO A PASSO DO TERRITÓRIO DA PAZ

- Planejamento e Inteligência – São definidas as áreas e afinadas as informações de investigações para mapear os alvos do crime a serem combatidos. A presença da BM com um posto comunitário faz parte deste primeiro passo.

- Intervenção tática – É o momento do reforço do policiamento no bairro. Nesta etapa, além do ônibus da BM, viaturas da Polícia Civil passam a monitorar permanentemente os territórios.

- Estabilização – É a fase de presença da polícia nos bairros, com o policiamento ostensivo e eliminação de possíveis novos focos do crime. A perspectiva é de que esta etapa dure um mês.

- Ações Sociais – O policiamento ostensivo é substituído pelo comunitário, com agentes treinados para manter um contato mais próximo com a comunidade.
Fonte: *Levantamento de homicídios feito pelo Diário Gaúcho

Nenhum comentário: