Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

terça-feira, 19 de abril de 2011

ARMAS - SISTEMAS DE CONTROLE SÃO INEFICIENTES

O MAIOR ARSENAL. Sistemas de controle de armamento da polícia são ineficientes, diz procurador da República - O GLOBO, 18/04/2011; Carla Rocha

RIO - Abandonados como instrumento de combate ao desvio e tráfico de armas, os sistemas de controle de armamento da Polícia Federal e do Exército são desatualizados ou ineficientes no fornecimento de informações para uso policial. A afirmação foi feita na segunda-feira pelo procurador da República Fábio Seghese à CPI das Armas da Assembleia Legislativa do Rio. Seghese disse que o banco de dados do Sistema Nacional de Armas da PF não é atualizado desde 2005.

A desatualização do Sinarm, segundo ele, acaba se refletindo no próprio trabalho de investigação da Polícia Federal, que apura os crimes de tráfico e desvio de armas. E este não é o único problema já que o cadastro da PF não inclui as armas de uso restrito. Para acessar o cadastro desse armamento, é preciso consultar o Exército, responsável pelo Sigma (Sistema de Gerenciamento Militar de Armas).

- Num inquérito que apurava porte ilegal de arma em 2008, a Polícia Federal encaminhou oito ofícios para o Exército sem que nenhum deles tenha sido respondido - disse o procurador da República.

O presidente da CPI das Armas, deputado Marcelo Freixo (PSOL) criticou a estrutura existente hoje:

- Ela foi criada para não funcionar, o que é inadmissível.

Nenhum comentário: