Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

terça-feira, 5 de abril de 2011

UM GRANDE PRIMEIRO PASSO

As retomadas da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, foram apenas o primeiro passo de uma reação necessária e tardia, mas estão marcadas por simbolismos fundamentais às próximas etapas que terão de ser vencidas pelo poder público.

Pela primeira vez, a ação conta com aval irrestrito da população, principalmente das próprias comunidades, que sentiram respaldo, venceram o medo e quebraram o silêncio.

As instituições, por sua vez, abandonaram a inércia e medidas paliativas, se uniram e estão mostrando ao Rio, ao país e ao mundo que, com uma atuação conjunta e deixando as vaidades de lado, é possível combater e desestruturar esquemas de tráfico e milícias, que por anos mantiveram comunidades inteiras como reféns.

Outro fato a ser comemorado é que a ação está tendo como regra a cautela, para preservar inocentes, e a ausência de revanchismos, que poderiam ter como resultado uma verdadeira carnificina.

O caminho a ser percorrido é longo, mas, aos poucos, as comunidades são libertadas, as instituições assumem seu papel e sua responsabilidade e as polícias retomam sua credibilidade.

Taline Oppitz - correio do povo/rs - 29/11/2010 15:40

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Inserido agora para que o Estado não esqueça que se trata apenas do primeiro passo. E os próximos passos, quando serão dados?

Nenhum comentário: