Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

FALÊNCIA FEDERATIVA - FORÇA NACIONAL PARA CONTER VIOLÊNCIA NO DF

Força Nacional tenta conter violência em cidades próximas ao DF - FOLHA 14/04/2011

Uma tropa de 70 homens da Força Nacional de Segurança deve chegar a Goiás na próxima segunda-feira para tentar reverter o alto número de crimes nos municípios do entorno do Distrito Federal.

O registro de homicídios nas principais cidades da região cresceu 30% em relação aos três primeiros meses do ano passado, segundo dados do Gabinete de Gestão de Segurança Pública do Entorno, criado neste ano.

Os policiais devem atuar nas cidades onde a taxa de homicídios por habitantes é maior, como Luziânia, Valparaíso, Águas Lindas e Novo Gama. A ideia é reforçar a segurança e acelerar as investigações policiais --a região tem cerca de 10 mil inquéritos não concluídos.

Um dos municípios onde a situação é mais grave é Luziânia, com 174 mil habitantes. O número de assassinatos nos primeiros meses do ano passou de 16, em 2009, para 55, em 2011. A cidade tem uma das maiores taxas de homicídios do Estado: 70 a cada 100 mil habitantes.

Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de dez casos por 100 mil configuram uma epidemia de violência. Em Goiás, essa taxa é de 24.

É a segunda vez que a Força Nacional atua no Estado. Em 2007, houve redução de 18% nos homicídios. A tropa deve ficar no local por ao menos três meses.
Para o coronel Edson Costa Araújo, chefe do Gabinete de Gestão de Segurança Pública do Entorno, como a ocupação da região é recente, falta infraestrutura, o que prejudica a segurança.

A antropóloga da Universidade de Brasília Lia Zanotta afirma que a dificuldade em conseguir emprego e a influência crescente do tráfico também interferem no aumento da criminalidade.

MORTES EM SÉRIE

A polícia investiga uma possível relação entre quatro dos 55 homicídios registrados neste ano em Luziânia.

As vítimas --duas mulheres e dois homens-- morreram em datas próximas, apresentavam cortes no pescoço e tinham em comum o local onde a maioria foi encontrada ou morava: o bairro Parque Estrela D'Alva. Quatro suspeitos já foram presos.

A Secretaria de Segurança Pública de Goiás criou um grupo de investigação de homicídios para atuar no local.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Justamente o Distrito Federal que paga melhor suas forças policiais, estas capitulam para o crime aceitando a intervenção da Força Nacional no enfrentamento contra a violência. O que esperar das unidades federativas sucateando suas polícias e pagando mal seus policiais.

Nenhum comentário: