Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

BRASIL, UM PORTO PARA BANDIDOS ESTRANGEIROS


BRAÇO DA INTERPOL. Brasil bate seu recorde de estrangeiros capturados. Em 2010, 65 procurados pela polícia internacional foram localizados e presos pela Polícia Federal - ZERO HORA 04/04/2011


O Brasil atingiu, em 2010, seu recorde nas detenções de procurados pela Interpol (polícia internacional, que tem 188 países-membros). Houve a localização de 65 criminosos procurados no mundo inteiro. O acordo entre o Brasil e a Interpol vigora desde 1962 – em 49 anos, portanto, nunca criminosos escondidos no Brasil foral localizados com tanta frequência pela Polícia Federal (PF).

Odelegado federal Luiz Eduardo Pereira, responsável pelo setor na PF, considera o aumento no número de prisões um reflexo da maior qualidade nas buscas. Pereira descarta a possibilidade de haver mais suspeitos no Brasil, o que levaria, naturalmente, a mais prisões – muitos dos presos estavam morando fazia anos no país. Até por isso, o delegado assegura que o que ocorre é, efetivamente, mais eficiência, que ele atribui à sintonia entre diferentes órgãos:

– O aumento do número de presos no Brasil se deve principalmente à mudança na forma de trabalho das instituições voltadas à persecução criminal internacional. A parceria mais estreita entre os órgãos envolvidos (polícias, Ministério da Justiça, Ministério das Relações Exteriores e Supremo Tribunal Federal) nos deu maior agilidade e rapidez para obter os mandados de prisão para fins de extradição.

Na comparação com 2009, o número de presos em 2010 é quase o dobro: haviam sido apenas 34 no ano passado.

Em 2011, por exemplo, já foi presa gente como o italiano Francesco Salzano, acusado de chefiar um dos ramos da Camorra, a máfia napolitana. Salzano foi localizado e detido em 11 de fevereiro, em Fortaleza. Depois, teve a prisão decretada pela Justiça de Nápoles por envolvimento em assassinatos de três pessoas, todos prováveis acerto de contas entre mafiosos. Em janeiro, um sérvio condenado pela prática de latrocínio (roubo seguido de morte) foi detido em Santos – ele vivia com a mulher e a filha usando um nome falso, trabalhou em vários locais e até comprou um restaurante em seu nome.

Outro criminoso que integrou o topo da lista da Interpol e foi localizado no Brasil é o megatraficante colombiano Juan Carlos Abadía, acusado de tráfico de drogas e mais de 300 homicídios. Sua prisão ocorreu em 2007, em São Paulo. Depois, em uma busca, a PF localizou e apreendeu R$ 3 milhões de Abadía, em espécie, na sua casa de Florianópolis.

Como funciona - A Interpol emite os seguintes alertas, para os 188 países-membros:

- O alerta no Canal Difusão Vermelha comunica sobre um suspeito procurado mundo afora.

- O alerta no Canal Difusão Amarela serve para informar e localizar pessoas desaparecidas.

- O alerta no Canal Difusão Negra tem como objetivo a identificação de cadáveres.

* São colocados, no canal, de acesso imediato aos países, nome, impressão digital e outros dados do procurado. O alerta chega à PF no sistema de internet chamado I 24-7 (Internacional, 24 horas e sete dias semanais), controlado pela secretaria da Interpol.

Nenhum comentário: