Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

MUNDO TEM QUE GERAR MAIS EMPREGOS

EDITORIAL CORREIO DO POVO, 25/01/2102


Um alerta divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) adverte que o mundo, para voltar aos níveis de emprego anteriores à crise de 2008/2009, precisará criar 600 milhões de empregos nos próximos dez anos. O relatório, denominado "Tendências Mundiais de Emprego 2012", foi lançado nessa segunda-feira pelo organismo, que faz parte da Organização das Nações Unidas (ONU) e é responsável por acompanhar as relações de trabalho.

Caso as coisas continuem em ritmo decrescente em relação à geração de postos de trabalho, a tendência é que se chegue ao final de 2012 com um montante de desempregados em torno de 204 milhões de pessoas. Se esse cenário perdurar para 2013, as estimativas apontam para um recrudescimento desse total, podendo atingir o número recorde de 209 milhões. O contingente de jovens sem trabalho na faixa etária entre 15 e 24 anos está em 74,8 milhões em 2011, com um aumento de 4 milhões na comparação com o ano de 2007.

No tocante às medidas que podem ser adotadas para melhorar os atuais níveis de emprego, com projeções futuras nada promissoras, a OIT sugere que é preciso readequar as políticas públicas dos países-membros da ONU. Em períodos turbulentos, apenas o maior financiamento do déficit público e a flexibilização monetária não são eficientes para resolver os gargalos. É preciso, de acordo com a entidade, propugnar por uma maior liquidez financeira. Nesse contexto, apostar em oferta creditícia poderia ajudar sobremaneira para que o caixa das empresas fosse irrigado com capital para realizar investimentos e gerar novas vagas no mercado de trabalho.

O mundo vive hoje período sensível. Muitos conflitos, entraves financeiros, reordenação de economias, efeitos dominós nos mercados. É preciso contornar esse quadro em prol de uma estabilidade garantidora de bons níveis de emprego.

Nenhum comentário: