Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

IPEA - BRASILEIROS QUEREM AS FFAA NA SEGURANÇA PÚBLICA


Ipea apresenta avaliação sobre grau de confiança dos brasileiros nas Forças Armadas - PORTAL SAE, Brasília, qui, 26-01-2012

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentou, nesta quinta-feira, (26) a segunda avaliação da Defesa Nacional do Sistema de Percepção Social (SIPS). O estudo ouviu 3.796 pessoas, em 212 municípios, sobre as Forças Armadas, o poder militar do Brasil e a inserção internacional do país.

A pesquisa destaca que 49,6% das pessoas entrevistadas têm muita ou total confiança no Exército, na Marinha e na Aeronáutica. Somente 18% declararam não confiar nas Forças Armadas. A população da região norte é a que apresentou maior índice de aprovação, com 55% dos ouvidos afirmando que confiam muito, ou totalmente.

O estudo também mostra que a população avalia de forma positiva as condições dos equipamentos de defesa, mas acha necessário mais investimentos no setor. Cerca de 70% dos entrevistados acreditam que o orçamento militar deveria aumentar muito, ou razoavelmente. O levantamento também aponta que 58,1% da população acreditam que o papel mais importante das Forças Armadas é combater a criminalidade, em conjunto com as polícias militares. Em seguida vem a defesa do país em caso de guerra, o auxílio à população com serviços médicos e sociais e assistência em caso de desastres naturais.

Em dezembro passado, o Ipea já havia divulgada uma parte do estudo, onde foi constatado que os brasileiros consideram como principais ameaças à segurança do país o crime organizado, a guerra, o terrorismo e epidemias, além de desastres ambientais e climáticos.

O SIPS é um sistema de indicadores sociais que verifica como a população avalia os serviços de utilidade pública. Os dados apurados servem como guia para o setor público estruturar melhor suas ações. Já foram divulgadas edições sobre justiça, assistência social, educação, cultura, segurança, igualdade de gênero, bancos, mobilidade urbana, trabalho e renda, e saúde.


NOTA: Matéria indicada via face por Jose Andersen

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Infelizmente, a percepção do povo brasileiro em querer as forças armadas na segurança pública é fruto do desconhecimento sobre as causas da insegurança e de uma visão míope que só enxerga a inoperância das instituições policiais no exercício da preservação da ordem pública, do patrimônio e da vida do cidadão brasileiro. A percepção popular não consegue alcançar que, mesmo tendo as forças armadas nas ruas, a sensação de insegurança permaneceria, pois a bandidagem continuaria impune nas ruas amparada por leis benevolentes, por uma justiça morosa e tolerante, e por Poderes separados e distantes das questões de ordem pública. Maior exemplo disto é a política de segurança empregada no Rio que emprega militares no policiamento ostensivo de favelas. Eles estão sofrendo as mesmas dificuldades dos policiais, enfrentando retrabalho, a poder da bandidagem, as benevolências das leis e o domínio do tráfico nas comunidades.

Nenhum comentário: