
RBS TV mostra como funciona venda de drogas na Vila Maria da Conceição - FÁBIO ALMEIDA MARCELO MAGALHÃES | RBS TV, Zero Hora 07/02/2011
Crianças correndo de um lado para o outro. Adolescentes com mochilas nas costas conversando com motoristas que param a todo o momento carros e motos. Essa é a rotina na Rua Paulino Azurenha, no bairro Partenon, na zona leste da Capital. Toda essa movimentação é um disfarce para o tráfico que funciona 24 horas no local.
Por duas semanas, equipes de reportagem da RBS TV acompanharam como funciona a venda de drogas na Vila Maria da Conceição, apontada pelas autoridades como a maior boca de fumo de Porto Alegre, e descobriram um exército de jovens e crianças aliciados para o crime.
Com uma câmera escondida, foi registrado o flagrante da venda de cocaína e maconha. O carro usado pela equipe de reportagem chegou ao local numa tarde de quinta-feira, pouco depois das 17h. Um jovem aparentando menos de 16 anos e outro que parecia ter pouco mais de 10 anos abordaram o veículo oferecendo as drogas.
– Para aí, tio, para aí, tio – disse a criança.
– Que tu quer, tio? – quis saber o adolescente
O motorista do carro foi orientado a dar ré e fazer o pedido a outro adolescente, que ficava a cerca de cem metros do local da abordagem. No lugar apontado pelos jovens traficantes foi feito o pedido. Depois de dar a volta em duas quadras, as drogas foram entregues.
As drogas compradas pela reportagem foram entregues para a Promotoria Especializada Criminal do Ministério Público.
Segundo o subcomandante do 19º Batalhão da Brigada Militar, Alexandre da Rosa, jovens da comunidade são recrutados quase que diariamente para trabalhar no tráfico.
COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Onde estão o Juizado, o Ministério Público e o Conselho tutelar responsáveis pelas questões da infância e adolescência no Brasil? É mais uma prova que o sistema não funciona, está inoperante e as leis não são aplicadas e nem respeitadas. É preciso que a mídia investigue e leve as provas para a devida denúncia e processo. As polícias parecem cansadas e desmotivadas diante do retrabalho provocado por leis benevolentes, políticas tolerantes e instrumentos de justiça lenientes e morosos. Sem aplicação, as leis se tornam papéis sem qualquer utilidade na prática e no direito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário