Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A GUERRA DO RIO - OFICIAL DO EB E PM SÃO EXECUTADOS EM ARRASTÃO

Militar e policial são mortos na Zona Norte. Athos Moura, Bruno Rhode* e Gabriel Mascarenhas - Extra - O GLOBO, 23/02/2011


RIO - A noite desta terça-feira foi de pânico para os moradores da região do grande Méier. Em menos de duas horas, entre 20h e 22h, um oficial do Exército e de um policial militar foram assassinados a menos de um quilômetro um do outro, bandidos fizeram um arrastão no Cachambi e outros criminosos roubaram passageiros dentro de um trem.

Por volta das 20h, o soldado PM Diego da Silva Fernandes, da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro São João, no Engenho Novo, foi morto a tiros ao reagir a uma tentativa de assalto. O PM estava de moto e foi surpreendido por dois bandidos na Rua Vinte e Quatro de Maio, nas proximidades da Rua Lins de Vasconcelos. Os assaltantes estavam em outra motocicleta e trocaram tiros com o policial. Um deles teria sido baleado. Já Diego levou seis tiros: quatro no tórax, um no braço e outro na perna. A vítima foi levada para o Hospital Salgado Filho, no Méier, mas não resistiu.

O oficial do Exército Alexandre Cardoso Rodrigues, coronel de artilharia, seguia sozinho em seu carro, um Astra, quando foi abordado por pelo menos três homens, por volta das 21h30m, perto de um radar de velocidade, na Rua Hermengarda, no Méier. Rodrigues foi baleado e morreu no local. A polícia não soube informar se o coronel tentou reagir ou se foi assassinado porque os bandidos descobriram que ele era militar. Os criminosos fugiram sem levar o carro da vítima.

Entre um assassinato e outro, cerca de dez pessoas foram assaltadas dentro de um trem, entre as estações Engenho Novo e Méier, na Zona Norte. De acordo com as vítimas, três bandidos sacaram armas e anunciaram o assalto assim que as portas do vagão se fecharam, no Méier. Os marginais ameaçaram matar quem reagisse e levaram pertences dos passageiros. Eles desceram da composição no Engenho Novo, a estação seguinte, e fugiram. Os seguranças da Supervia que estavam na plataforma não perceberam a ação dos bandidos.

Um outro grupo de criminosos roubou motoristas no Cachambi, por volta das 20h. Um advogado e sua namorada tiveram o carro e pertences roubados, na Rua Salvador Pires, que fica em uma área residencial, por dois homens a pé. Em seguida, em uma via próxima, na Rua Estevam Silva, os mesmos bandidos com o auxílio de outros ladrões, atravessaram o automóvel na pista, roubaram outros dois veículos e pertences de pelo menos oito pessoas, além de levaram as chaves de um outro carro. Na Avenida Suburbana, próximo do Norte Shopping, eles roubaram mais um automóvel. A polícia procurou os bandidos até o início da madrugada desta quarta-feira, mas ninguém foi preso.

Agentes da Delegacia de Homicídios investigam se os dois assassinatos foram praticados pela mesma quadrilha. Os roubos no trem e o arrastão foram registrados na 23ª DP (Méier).

Nenhum comentário: