Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

O BRASIL NÃO É UM PAÍS CONFIÁVEL. É INGÊNUO E HESITANTE.

EUA veem Brasil ingênuo e hesitante na ONU - O GLOBO, 13/02/2011 às 06h41m, José Meirelles Passos


RIO - A julgar pelo conteúdo de uma série de documentos confidenciais do governo dos Estados Unidos, o Brasil não vai contar com o apoio - e o voto - dos americanos para realizar um sonho que persegue com determinação: conseguir um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas. As autoridades americanas consideram o Brasil "cauteloso regionalmente, e hesitante globalmente".

"Se a rápida emergência do Brasil no cenário global é inquestionável, também é verdade que ele ainda é muito emergente", diz um dos telegramas. Outro reforça: "O Brasil já falhou amplamente em assumir um papel de liderança internacional que o tornaria um forte candidato para tal posição. O seu último período (como membro temporário) no Conselho de Segurança da ONU, que terminou em janeiro de 2006, foi caraterizado pela cautela e equívocos em vez de visão e liderança".

Um pacote de 37 telegramas produzidos pela embaixada dos EUA em Brasília, entre abril de 2004 e janeiro de 2010 - disponibilizados ao GLOBO pelo WikiLeaks - mostra essa missão diplomática sugerindo ao Departamento de Estado e à Casa Branca que o Brasil não está preparado para assumir aquela responsabilidade. Os despachos listam uma série de pontos negativos. Afirmam, por exemplo, que o governo brasileiro não tem a menor idéia do que acontece, de fato, no Oriente Médio. Suas posições ali são tidas como "ingênuas".

Algo que influi na avaliação americana é o estilo brasileiro de preferir o diálogo ao confronto. "O Brasil frequentemente permanece reticente em tomar posições firmes em assuntos chaves globais, e geralmente procura maneiras de evitá-los. Com muita frequência o governo brasileiro evita posições de liderança que poderiam exigir que escolhesse lados abertamente", diz outro documento, acrescentando que quando o Brasil está em posição de evidência demonstra desconforto.

O fato de o país geralmente se abster, nas votações da ONU, sobre abusos aos direitos humanos no Irã, Coréia do Norte e Sudão também é apontado como atitude que não o recomenda para o Conselho de Segurança. Os EUA ironizam o Brasil ao defini-lo como o país que acha que "pode falar com todo mundo", devido ao estilo do Itamaraty de procurar manter-se neutro e buscar saídas via negociação.

"Esse gosto pelo diálogo, junto com o respeito pela soberania e a intervenção em assuntos internos (de outros países)", diz um documento, "fazem com que se torne mais difícil ao país permanecer fiel a esses princípios, e fica mais difícil esconder as suas inconsistências, à medida em que o Brasil participa num crescente número de arenas internacionais".

Um dos telegramas diz que o fato de o governo Lula ser, de muitas formas, pragmático mas "cultivar uma forte ideologia esquerdista em política externa" mostram que o país não é confiável. "Isso, junto à histórica reticência do Itamaraty em adotar posições controvertidas, e a quase obsessiva preocupação com a imparcialidade, frequentemente leva o Brasil a adotar posições em situações chaves que consideramos desapontadoras".

Os documentos registram um claro ressentimento dos EUA em relação ao Brasil. "Grande parte da elite da política externa brasileira permanece cautelosa e desconfiada em relação aos EUA", diz um deles. Embora ambos governos declarem que existe uma parceria estratégica entre eles, os americanos desmentem isso nos bastidores: "O engajamento (do Brasil) com os EUA tem sido pragmático, em vez de estratégico". E se queixam: "Ao procurar por parceiros estratégicos o Brasil está mostrando clara preferência por outras forças emergentes 'independentes', como África do Sul, Turquia, Ucrânia, Irã, China, Índia; e uma potência mundial independente: a França".

Submarino nuclear é chamado de baleia branca

O governo americano acha que a insistência do Brasil em produzir um submarino nuclear tem menos a ver com a proteção das plataformas de petróleo pré-sal, como argumentou oficialmente o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e mais com o fato de que os cinco países que hoje têm assento permanente no Conselho de Segurança da ONU possuem tal equipamento. Ao mencionar o assunto, os americanos caçoam dessa pretensão.

"Essa baleia branca do Brasil pode, no final das contas, encalhar nos recifes de desafios técnicos e excesso de custos", diz um telegrama. E completa: "Na verdade, um submarino nuclear não melhoraria a segurança do Brasil, mas serviria como um duvidoso impulso para o machismo nacional".

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Depois do grande heróis da 2ª Guerra, General Charles André Joseph Marie de Gaulle (Lille, 22 de Novembro de 1890 – Colombey-les-Deux-Églises, 9 de Novembro de 1970) afirmar que o Brasil não era um país sério, só faltava agora a ONU dizer que o Brasil não é um país confiável nas questões de segurança e política externa. Do modo que estão as coisas e do modo como atuam nossos Poderes de Estado, acredito que todo brasileiro já tem consciência da veracidade dos dois predicados.

Nenhum comentário: