Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A GUERRA DO RIO - CINCO CHEFÕES DO TRÁFICO ENCONTRADOS DENTRO DA FIOCRUZ

Polícia prende cinco chefões do tráfico de drogas dentro da Fiocruz. Funcionário da Fundação Oswaldo Cruz, localizada em Manguinhos, também foi capturado. Ele era o responsável por transportar e acobertar os bandidos - POR MARCELLO VICTOR - O DIA, 10/08/2011

Rio - A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) realizou na mandrugada desta quarta-feira uma ação na comunidade de Manguinhos, na Zona Norte, com apoio de 10 equipes, do Departamento Geral de Polícia Especializada, Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas e de 30 agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Na operação "De volta às grades", foram presos cinco líderes do tráfico de drogas e um funcionário da Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, responsável por fazer o transporte dos crimininosos para dentro da instituição, onde ficavam escondidos durante o dia.

Os presos são, além do funcionário da Fiocruz, que ainda não foi identificado, Renato Souza Lopes, conhecido como Ratinho, Magno Soeiro de Souza, o Magno da Mangueira, Jorge Alexandre Cândido Maria, o Sombra, Marcelo da Silva Soares, o Macarrão, e Rodrigo Barbosa Marinho, o Tio Rolinha. De acordo com a polícia, não houve troca de tiros e foram apreendidos um fuzil ak-47, quatro pistolas, sendo três Glock e uma Rugger, além de drogas.

Segundo a delegada Valéria de Aragão, a operação começou pelas cracolândias da região e com a investigação, descobriu-se que muitos dos traficantes mais perigosos ficavam fora das comunidades durante o dia e retornavam no período da noite. "Este foi um golpe fatal para o tráfico que hoje teve uma grande perda", declarou.

A delegada disse, ainda, que outros funcionários da Fiocruz podem estar envolvidos com os criminosos e a investigação na comunidade vai persistir. Todos os traficantes presos presos estavam armados e foram vigiados até entrarem no carro com o comparsa e se encaminharem para a instituição de pesquisa.

Relembre quem são os chefões

Ratinho era um dos braços direitos do traficante Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, ambos são acusados pela morte do jornalista Tim Lopes. Em novembro de 2001, ele fugiu pela porte da frente da Casa de Custódia Jorge Santana, em Bangu 1. A área de atuação do criminoso seria o Complexo do Alemão.

Em junho de 2002, Magno da Mangueira foi apontado como um dos principais alvos de uma operação de resgate no presídio Bangu 3, planejada por integrantes de uma facção criminosa, pela qual cinco pessoas foram presas. Ele também seria pertencente à quadrilha do Elias Maluco e a quadrilha usaria um lança-granadas para abrir um buraco em um dos muros do presídio. Ao mesmo tempo, um segundo grupo invadiria o Morro dos Macacos para desviar a atenção da polícia.

Sombra é tido como o braço armado do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, chefe de uma das principais facções criminosas do Rio, e acumula pena até 2025. Condenado por tráfico de drogas, ele cumpria pena no Instituto Penal Vicente Piragibe, em Bangu, na Zona Oeste. Sombra conseguiu fugir após receber o benefício de prisão domiciliar. A fuga teria ocorrido no dia 8 de julho deste ano.

Tio Rolinha seria chefe do tráfico na Fazendinha, Complexo do Alemão e um dos principais fornecedores de drogas e armas. Com contatos em cinco estados, segundo a Polícia Federal ele é responsável por três grandes rotas do tráfico para as favelas do Rio. Preso em junho de 2001 cumpriu pena em Bangu III. Em 2002, traficantes liderados por “Dudu da Rocinha” planejaram resgatar vários detentos, entre eles “Rolinha”. À época de sua prisão chegou a ser considerado herdeiro de “Beira-mar” no fornecimento de drogas da facção. Obteve a concessão de Visita Periódica ao Lar (VPL), e já no primeiro dia fora da cadeia não mais retornou.

Macarrão seria chefe do tráfico na favela de Antares em Santa Cruz, também controlaria o tráfico no Morro do Juramento. “Macarrão” é um dos principais líderes do tráfico circulando principalmente por Manguinhos e Jacarezinho junto com “Sandra Sapatão” e é conhecido por ter perdido a perna em um confrontos. Violento e cruel foi mandado para o Juramento para consolidar o domínio do CV na comunidade que passou por vários confrontos com rivais. Possui dois mandados de prisão expedidos pela 31ª Vara Criminal da Capital.

Nenhum comentário: