Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

RIO - PERÍCIA ENCONTRA 16 MARCAS DE TIRO EM ÔNIBUS SEQUESTRADO



Peritos encontram 16 marcas de tiros em ônibus sequestrado no Centro - POR FRANCISCO EDSON ALVES - O DIA 10/08/2011

Rio - Peritos do Instituto de Criminalística Carlo Éboli (ICCE) realizam, na manhã desta quarta-feira, uma perícia complementar no ônibus sequestrado por quatro bandidos na noite desta terça-feira, na Avenida Presidente Vargas, no Centro. A maioria dos disparos foi na altura dos pneus, realizados de fora para dentro e no lado esquerdo do veículo. Os profissionais continuam uma vistoria minuciosa ao longo do dia.

Quatro passageiros e um policial foram baleados, além de um dos bandidos. Uma mulher levou um tiro no tórax, passou por uma cirurgia e está em estado grave. Um homem, com um tiro no pescoço, e outra mulher, com bala na região glútea, também deram entrada no Hospital Souza Aguiar. Um policial militar também foi atingido, em princípio sem gravidade, e está no Hospital Central da PM, no Estácio, Zona Norte.

Os passageiros identificados pela Secretaria de Saúde são Liza Monica Pereira, de 46 anos, tiro no tórax; Alcir Pereira, de 56 anos, tiro no pescoço; Fabiana Gomes da Silva, de 35 anos, tiro no glúteo e Josuel dos Santos Messias, de 46 anos, tiro de raspão na perna.

O coronel Mario Sérgio Duarte, comandante geral da Polícia Militar, ao lado de Wilman René Alonso, comandante do Bope, elogiou a operação. "Foi um esforço de vários órgãos, muito bem coordenada. A negociação foi muito rápida", disse.

O sequestro

O ônibus com itinerário Praça XV-Duque de Caxias, Baixada Fluminense, foi cercado pela polícia na pista sentido Praça da Bandeira, na altura do Sambódromo. Quando o ônibus parou no ponto, os criminosos entraram e pagaram a passagem. O motorista desconfiou e no ponto seguinte conseguiu fazer sinal para dois policiais e aproveitou para fugir.

Policiais militares do batalhões do Méier, de São Cristóvão e da Praça Tiradentes, do Batalhão de Policiamento de Choque (BPCHQ) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foram acionados para o local. Os pneus do ônibus foram furados após duas tentativas de fuga dos criminosos. Policiais armados de fuzis e pistola se posicionaram do outro lado da pista.

Quatro homens entraram no ônibus e um deles saltou do veículo com uma refém e depois fugiu. Outro criminoso teria deixado o veículo em seguida. Durante a fuga, o homem ainda roubou um carro e manteve um casal refém até Manguinhos, no subúrbio. Segundo a polícia, testemunhas afirmaram em depoimento que os criminosos não dispararam dentro do veículo. Mas, segundo a delegada, somente a perícia da Polícia Civil vai apontar de onde partiram os tiros.

Prisões

Dois criminosos responsáveis pelo sequestro ao ônibus foram capturados logo após a ação e foram identificados como Renato da Costa Júnior, de 21 anos, e Bruno Silva Lima, de 19 anos. O terceiro preso foi capturado no início da madrugada desta quarta-feira, quando deu entrada no Hospital São Lucas, em Copacabana, usando seu plano de saúde. Um quarto bandido foi identificado por fotos do banco de dados da Polícia Civil como Clerivan da Silva Mesquita e terá um mandado de prisão preventiva expedido

Os dois foram levados para a 6ª DP (Cidade Nova), onde foram identificados como sendo das favelas do Alemão e do Jacarezinho. Um deles, que dirigiu o ônibus, usava camisa social e gravata. Segundo testemunhas, eles embarcaram na Praça 15 e renderam passageiros na altura do Estácio, quando PMs, alertados pelo motorista, entraram no ônibus. O terceiro preso, Jean Junior da Costa Oliveira, de 21 anos, é provavelmente de uma comunidade de Duque de Caxias.

Jean desceu do ônibus levando um passageiro. Na altura do Estácio, ele começou a dar tiros a esmo. Em seguida, roubou um Zafira com um casal. Dois PMs pediram emprestado o veículo de motorista e seguiram o bandido até a favela do Mandela, em Manguinhos. O criminoso abandonou o veículo e as vítimas e fugiu a pé para a favela. No entanto, ele acabou preso durante a madrugada após dar entrada no hospital com um tiro na perna. Policiais militares do 19º BPM (Copacabana) estiveram no local e prenderam Jean após ele ter sido reconhecido por um dos passageiros do ônibus.

Nenhum comentário: