Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

PACIFICAÇÃO - MAIS ARMAS ENTERRADAS SÃO APREENDIDAS NA ROCINHA


Bope apreende mais 10 armas escondidas na Rocinha; clima é tranquilo - DIANA BRITO, DO RIO, FOLHA.COM, 15/11/2011 - 12h34

Policiais militares do Bope (Batalhão de Operações Especiais) apreenderam na manhã desta terça-feira, após denúncia, nove fuzis e uma carabina numa localidade conhecida como Roupa Suja, na favela da Rocinha, em São Conrado, zona sul do Rio. Segundo a Secretaria de Segurança, o armamento estava escondido na laje de uma casa.

Desde cedo, o clima é de aparente tranquilidade na favela, ocupada pelas forças de segurança desde domingo (13). Apesar da chuva e da presença da polícia, os moradores mantêm a rotina e ocupam as ruas e becos da comunidade durante o feriado de Proclamação da República.

As outras duas favelas ocupadas também seguem a rotina de um dia de feriado. O policiamento é intenso na Rocinha, no Vidigal e na Chácara do Céu.

Na noite de ontem (14), policiais localizaram uma grande quantidade de armas e munição enterradas em um local conhecido como Vila Verde, na Rocinha. Segundo a Secretaria de Segurança, agentes da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) acharam granadas, fuzis, revólveres, munição, coletes e rádios transmissores embalados e enterrados a dois metros e meio da terra.

A polícia chegou ao local por meio de informações da inteligência. Os policiais precisaram pedir apoio à Secretaria Municipal de Obras, que enviou oito operários com britadeiras para o local. Foram necessárias mais de quatro horas de escavação até chegar às armas, porque havia uma camada de um metro de concreto que teve que ser rompida com as máquinas.

Policiais do Bope também apreenderam dois mísseis antitanques na favela. Além deles, também foram encontradas duas bazucas, numa localidade de mata conhecida como Portão Vermelho.

Além disso, foram encontradas mais de 200 camisas com inscrições da Polícia Civil, que eram usadas por criminosos, e fardas do Exército. Elas estavam escondidas numa casa, junto a quatro pistolas e duas carabinas, além de drogas.

VEJA O TOTAL DESENTERRADO NA VILA VERDE:

14 granadas
4 fuzis
1 luneta para fuzil
5 pistolas
1 faca
munição (cerca de 1.000)
5 coletes balísticos
3 anteparos de cerâmica para colete balístico
42 carregadores
32 carregadores de fuzis
11 carregadores de pistolas
9 radiotransmissores
5 toucas-ninja
3 joelheiras
cocaína (ainda não pesada)

Uma denúncia de moradores levou o Bope a um local conhecido como Dionéia, no alto da Rocinha, utilizado por traficantes para esconder drogas e armas.

Os policiais começaram a cavar a região às 8h. No local foram encontradas enterradas 24 armas pesadas, entre elas:

2 fuzis calibre.30
8 fuzis G3
1 AK-47
3 fuzis FAL
1 fuzil M16
7 fuzis AR-15
1 carabina calibre.30
1 espingarda calibre 12

Além dos fuzis, também foram encontradas sete pistolas (sendo cinco de calibre 9 mm e duas.45), dois lança-rojões, duas granadas e 25 kg de cocaína.

OCUPAÇÃO

A ocupação nas favelas da Rocinha, Vidigal e Chácara do Sol ocorreu na madrugada de domingo, sem que tiros fossem disparados. Criminosos espalharam óleo nas ruas e montaram algumas barricadas para dificultar o acesso dos policiais, mas não houve confrontos.

O governo do Estado informou as forças de segurança dominaram as comunidades em aproximadamente duas horas.

"Estamos mudando um paradigma e libertando essas comunidades do jugo do tráfico", disse ontem o secretário da Segurança do Rio, José Mariano Beltrame.

Nenhum comentário: