Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

AÇÃO ANTITRÁFICO NAS FRONTEIRAS


ALÉM DAS FRONTEIRAS - Brasil bancará ação antitráfico na região - Zero Hora 03/01/2011

O governo Dilma Rousseff vai subsidiar países vizinhos em ações de combate ao narcotráfico e ao crime organizado, anunciou ontem o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A decisão deve beneficiar países que possuem centros produtores de drogas, como Bolívia e Paraguai.

– Teremos que subsidiar iniciativas e fazer operações integradas – disse Cardozo, após tomar posse. – Alguns países de fronteira não têm a capacidade operacional e os recursos que nós temos – assinalou.

Cardozo não quis antecipar valores, mas deixou claro que a cooperação envolverá repasses de dinheiro:

– Se for necessário que subsidiemos alguma coisa, temos que fazê-lo, nos limites da lei.

Os EUA já subsidiam ações desse tipo por meio do Plano Colômbia, direcionado ao combate às narcoguerrilha. Se sair do papel, a ajuda será um passo além nas conversas com vizinhos iniciadas pelo ex-ministro Luiz Paulo Barreto, que volta à secretaria-executiva da pasta.

O novo titular da Justiça também defendeu reforço no policiamento das fronteiras. Disse que se reunirá nesta semana com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, para negociar parcerias entre a Polícia Federal (PF) e as Forças Armadas.

Na PF, Cardozo prometeu “eficiência máxima, sem espetacularização das ações’’. O ministro anunciou também que apresentará um projeto de pacto nacional contra o crime organizado e disse que o combate à corrupção será um “divisor de águas’’ a ser estabelecido “imediatamente’’ por Dilma. Cardozo, que não concorreu à Câmara, foi alçado ao primeiro escalão após integrar a coordenação da campanha da petista.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Sem uma Polícia especializada, preparada, adestrada e com ações de patrulhamento ostensivo, ações discretas, inteligência e permanência continuada nas linhas de fronteira, este plano nascerá inoperante e sem eficácia.

Nenhum comentário: