Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

REVOLTA POPULAR - CLAMOR POR SAÚDE E TRANSPORTE FECHA CIDADE

Protesto de moradores de Santo Antônio do Descoberto deixa a cidade parada - Thalita Lins - CORREIO BRAZILIENSE - 24/01/2011

A tropa de choque da Polícia Militar conseguiu liberar, por volta das 11h desta segunda-feira (24/1), a entrada de veículos na DF-280, rodovia que liga Brasília a Santo Antônio do Descoberto. A pista estava fechada desde às 5h, quando cerca de dois mil moradores da cidade começaram uma manifestação contra o caos instalado no município. Eles impediam a entrada e saída de veículos na rodovia. A cidade está completamente parada. O comércio está fechado e os coletivos que tentatavam circular foram impedidos de sair da cidade.

Segundo o relato de moradores, o protesto acontece devido aos problemas na cidade instalado em todos os setores, como saúde e transporte público, que é monopolizado por uma empresa, a Taguatur Transportes. Os moradores atearam fogo em pneus, troncos e até em ônibus. Dois deles foram incendiados e 20 foram depredados. Os manifestantes ainda apedrejaram a Câmara Municipal de Vereadores, que teve os vidros totalmente quebrados.

Confusão

Durante o protesto, os manifestantes entraram em conflito com a polícia, que jogou gás lacrimogêneo - uma substância que irrita a via respiratória e os olhos - para controlar os moradores.

Três policiais militares ainda chegaram a usar armas de fogo para impedir os manifestantes mais descontrolados que jogavam pedras. Os policiais atiraram, mas ninguém chegou a ser atingido.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - O Estado não pode minimizar esta revolta de moradores. Apesar deste fato ser isolado e ocorrido numa pequena cidade do país, os governantes precisam tirar lições para se precaverem de uma onda de revoltas por todo o país, pois o povo já não aguenta tanta negligência na saúde, na educação e segurança.

Não se pode esquecer que o povo que vem sofrendo com educação precária, saúde sucateada e insegurança com perdas de vidas para a bandidagem impune, é o mesmo povo que está enxergando o pagamento de exorbitâncias salariais para governantes, farras e desvios do dinheiro público, fraudes envolvendo a saúde, mensalões, leis benevolentes, morosidade da justiça, fragilidade das polícias, privilégios e aumento de juros e impostos para custar as máquinas públicas mais caras do planeta.

E se, de repente, o povo sai da inércia e começa a agir como o povo de Santo Antônio do Descoberto? Os governantes vão atender as reivindicações ou chamar a polícia!

SE O ESTADO NÃO MUDAR DE POSTURA, O POVO BRASILEIRO PODE SEGUIR O EXEMPLO DE DESCOBERTO. E AÍ NÃO HAVERÁ POLICIAIS PARA DETER A MASSA DESCONTENTE.

Nenhum comentário: