Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

sábado, 15 de janeiro de 2011

"CONSELHÃO" SEM POLICIAIS E BOMBEIROS

A VOZ DOS GAÚCHOS. Tarso anuncia os 80 conselheiros do Piratini. Grupo discutirá temas de interesse do Estado e servirá de anteparo ao governo em temas espinhosos - ZERO HORA 15/01/2011

Da ginasta Daiane dos Santos ao empresário André Bier Gerdau Johannpeter, do médico e escritor Fernando Lucchese ao ator Werner Schünemann. Os 80 integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, anunciados ontem, ajudarão o governador Tarso Genro no debate de temas cruciais para o Estado.

– Este é um momento histórico. Um novo espaço de diálogo, trabalhando no sentido de retomar o desenvolvimento do Estado – afirmou o titular da secretaria executiva do conselho, Marcelo Danéris.

Apelidado de Conselhão, o novo conselho se espelha em órgão semelhante criado por Tarso no governo Lula e também funcionará como uma espécie de anteparo a Tarso em discussões mais espinhosas.

Questões controversas passarão pelos integrantes do conselho, que buscarão gerar consenso interno antes de encaminhar sugestões à mesa do governador. A ideia é obter unanimidade, mas poderá haver casos em que o apoio da maioria represente sinal verde para uma determinada proposta.

As reuniões preparatórias da nova estrutura estão programadas para começar em fevereiro. Enquanto o conselho não é oficialmente instalado (a previsão é para março), a coordenação do órgão vai elaborar as regras de funcionamento.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Eu sempre defendi esta ideía de Conselhos. Está lá no meu livro "Ordem e Liberdade". É uma forma democrática e estratégica de debater os problemas e encontrar a soluções. Porém, o Governo do RS esqueceu daqueles que arriscam a vida pelo povo gaúcho. Na composição do Conselhão estão, entre outras profissões:
- 18 empresários
- 13 professores
- 8 sindicalistas
- 1 promotor público
- 2 magistrados
- 3 profissionais de artes
- 3 advogados
- 4 religosos
- 3 médicos
- 4 pecuaristas
- 5 agricultores
- 4 cooperativistas

As perguntas que não querem calar - Por que não foram convidados policiais militares do policiamento e dos bombeiros, policiais civis, peritos do IGP e agentes penitenciários, todos com responsabilidade na preservação da ordem pública e defesa civil do RS? Estes não contribuem? Estes nada significam para o Estado? Por que foram alijados?

Nenhum comentário: