Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

COMISSÃO DA VERDADE: O OUTRO LADO

Exemplo para o Brasil - Simon Foundation Yevenes pediu para investigar a violência a partir da esquerda, entre 1973 e 1990. Simon Foundation Yevenes - Portal A Verdade Sufocada, 30/10/2011


Nesta sexta-feira entregue ao Palacio de La Moneda uma lista de supostas vítimas que não foram considerados pelo Estado não recebeu nenhuma compensação durante os quatro governos da Concertación (1990-2010).

Simon Foundation Yevenes sexta-feira pediu ao Executivo a criar uma comissão para investigar a violência política gerada por grupos de esquerda.

Delegados disse hoje que a corporação é a primeira vez, após o retorno à democracia, um governo receberá um link para o grupo de direita que procuram justiça e reparação para as famílias das vítimas de grupos subversivos, entre 1973 e 1990.

Texto integral

Yevenes Simon, líder social da União Democrata Independente (UDI), foi morto em 02 de abril de 1986 no local de trabalho subversivo Manuel Rodriguez Frente Patriótica (FPMR).

Representantes da fundação disse ao site do El Mercurio que o objetivo da organização é criar um órgão semelhante à Comissão Valech, que investigou milhares de casos de violações dos direitos humanos durante o regime militar (1973-1990 ).

Eles disseram na sexta-feira entregue ao Palacio de La Moneda uma lista de supostas vítimas que sofreram violência política pelos rebeldes e que não foram consideradas pelo Estado, nem recebeu qualquer compensação durante os quatro governos da Concertación (1990-2010 ).

Pablo Jofre Meza e Raul Rodriguez Rivano, dirigentes da fundação, será responsável por entregar o documento para o Sub-Secretário Geral do Governo, María Eugenia de la Fuente, com uma história de 190 primeiras vítimas deste tipo de violência política.

Também fez um apelo para as famílias dos mortos ou diretamente afetados por esses crimes entre 11 de setembro de 1973 até 11 março de 1990 para apresentar seus registros a uma comissão, cuja criação foi levou o presidente Sebastián Piñera.
O mesmo pedido será enviado ao presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e do Senado.

"Muitos de nós se lembra do sangue que derramaram todos caído nas mãos de organizações terroristas. Hoje, alguns daqueles que foram os seus membros fazem parte dos poderes do Estado chileno para desfrutar absoluta e completa impunidade judicial ", disse o porta-voz da fundação.

Texto traduzido: http://www.averdadesufocada.com/index.php?option=com_content&task=view&id=6067&Itemid=1

Nenhum comentário: